Header AD

Governo tenta soluções para driblar crise

Fórum das Cidades tenta encontrar soluções para os municípios em crise


Paralelo ao encontro dos prefeitos que acontece em Brasília, governo e prefeituras estiveram reunidos esta semana durante o Fórum das Cidades, que reuniu os prefeitos dos 16 municípios do Amapá com o objetivo de debater e planejar políticas públicas para o desenvolvimento regional. O encontro marcou a retomada do diálogo e planejamento conjunto do Poder Executivo estadual com os gestores municipais.

De acordo com o governador Waldez Góes, o compromisso prioritário da gestão é o planejamento de forma integrada com as cidades. “Temos que ter uma visão de Estado, que vá além do tempo de governar de cada um. Então, se os municípios e o Estado se unirem, vamos poder dar respostas mais sólidas com relação as políticas públicas”, destacou.

O prefeito de Mazagão, Dilson Borges, falou que a retomada do diálogo proposto pelo governo é fundamental para o desenvolvimento das cidades.
“Os maiores problemas do Estado são encontrados nos municípios e o governo está tendo essa visão de trazer os prefeitos para debater e planejar de forma integrada”, frisou.

O prefeito de Laranjal do Jari, Walber Queiroga, se disse satisfeito com os compromissos firmados com o governador do Estado ao final do fórum. “Hoje, a gente sai daqui satisfeito de poder passar um pouco dos problemas para o governo em busca de apoio e soluções sem olhar para cor partidária”, ressaltou.
Durante o evento o governador Waldez Góes assinou o projeto de lei de criação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades.

“Essa secretaria terá o papel de trabalhar projetos que sejam articulados entre os governos federal, estadual e municipais. Um dos exemplos é que vamos auxiliar as prefeituras na elaboração do Plano de Saneamento Básico e Planos de Mobilidade Urbana”, explicou.

Ao final do encontro, foi estabelecida uma agenda permanente com as administrações municipais para planejar e pôr em prática programas e ações alinhadas com o governo estadual, com foco principal no desenvolvimento econômico. O próximo encontro está previsto para acontecer no mês de agosto, no município de Mazagão. “Já havia acontecido um encontro prévio entre a gente durante a transição, agora é compromisso de governo executar o fórum em todos os municípios do Estado”, assegurou o governador.

Palestras
Durante o encontro, foram apresentadas palestras voltadas para o desenvolvimento socioeconômico das cidades amapaenses. A primeira foi ministrada pelo secretário de Estado do Planejamento, Antônio Teles Junior, que fez um panorama do cenário econômico do Estado. “Assim como todo o Brasil, o Amapá sofre com a crise econômica, mas, com planejamento, temos condições de, em meio ao retrocesso, avançarmos”, salientou.

A segunda palestra do dia foi ministrada pelo pró-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes, que falou sobre o Projeto Unifap Itinerante, que vai visitar os 16 municípios entre os meses de julho e agosto para construir uma política de extensão universitária que contribua com o desenvolvimento socioeconômico de cada localidade.

O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), João Carlos Alvarenga, falou sobre a necessidade de cada prefeitura atualizar a Lei Geral, revisar o Código Tributário e criar convênios para influenciar a surgimento de novas empresas. “Isso é importante para a economia municipal e, consequentemente, estadual”, disse.

PPA
O secretário Antônio Teles Junior também apresentou aos prefeitos o Plano Plurianual (PPA) Interativo 2016/2019, mostrando os dados levantados nos municípios, pela Secretaria de Planejamento. Essas informações foram preparadas atendendo os cinco eixos estratégicos.

Os municípios terão até o próximo fórum, em agosto, para confirmar ou adicionar dados dos planos municipais que irão auxiliar na construção do Plano Plurianual do Governo do Amapá, que deverá ser entregue até o final de agosto para análise da Assembleia Legislativa.

Do Jornal do Dia.
Governo tenta soluções para driblar crise Governo tenta soluções para driblar crise Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, junho 20, 2015 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD