Header AD

GEA reúne secretários de Estado no último debate do PPA Interativo.

No PPA Interativo, secretários e convidados discutiram sobre políticas públicas que visam integrar e melhorar as condições de vida da sociedade.


O PPA Interativo em Debate, de iniciativa do Governo do Amapá na construção do Plano Plurianual 2016/2019, com transmissão ao vivo pela Rádio Difusora e uma cadeia de emissoras do Estado, encerrou neste domingo, 7.

O PPA reuniu secretários da Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Lazer, Inclusão e Mobilização Social, Povos Afrodescendentes, Comunicação, Governo, além de especialistas, coordenadores de planejamento, técnicos e jornalistas.

Desenvolvimento Social foi o tema do debate que teve cerca de três horas de duração. Na bancada, convidados interagiram com a população através de ligações e mensagens, e discutiram sobre políticas públicas que visam integrar e melhorar as condições de vida da sociedade.

A educação norteou as discussões, visando a qualidade do ensino, condições de trabalho e formação do profissional do setor. De acordo com a secretária de Estado de Educação, Conceição Medeiros, o objetivo principal na construção do PPA, em relação à educação, é criar políticas inclusivas para superar as desigualdades e promover a valorização continuada do profissional da área.

Conceição Medeiros diz que o PPA ajudará na criação de políticas públicas inclusivas na educação.
Também foram debatidos temas como a municipalização do ensino, a necessidade de pesquisas no setor, transporte escolar, condição física das escolas e formação continuada. Segundo a gestora, é necessário resgatar a educação no Amapá, estabelecendo um plano de recuperação. "Precisamos entender que a educação precisa de investimentos. Nós estamos convocando a sociedade a monitorar esse processo", pontuou.

Para isso, inclui-se a possibilidade concreta de autogoverno das escolas públicas, buscando a democratização do poder de decisão no uso dos recursos e no desenvolvimento das atividades de ensino, além da oficialização de uma política estadual de formação e valorização dos profissionais de educação, garantindo o cumprimento das leis nº 12.014/09 e nº 11.301/06.

Ainda foram discutidas, no último dia do PPA Interativo em Debate, as ações voltadas para a saúde, como a descentralização da gestão estadual do SUS - Sistema Único de Saúde, vigilância e promoção da saúde pública e prevenção e assistência à saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Pedro Leite, destacou o Plano Estadual de Saúde que está sendo construído junto ao PPA, com eixos de desenvolvimento de recursos humanos, assistência farmacêutica e epidemiológica, construção de novos espaços e serviços prestados à sociedade. "Nossa meta é que a população saia desse cenário de desassistência, entregar a saúde pública de forma integral, otimizando os poucos recursos e oferecer oportunidades".

Questionado pela população em relação às políticas voltadas ao esporte, o secretário de Desporto e Lazer, Edinoelson Trindade, destacou a necessidade do incentivo ao esporte olímpico e confirmou, ainda para esse ano, a criação da Bolsa Atleta no Estado e a Lei de Incentivo ao Esporte. "Atualmente, o Estado fornece aos atletas todas as passagens, mas reconhecemos a importância da bolsa e ela será uma realidade em breve".

Na assistência social foram levantadas discussões do enfrentamento da pobreza, segurança alimentar e nutricional, garantia de direitos humanos, organização, participação e controle social, além da gestão do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Na cultura, os debates focaram a gestão democrática do setor, fortalecimento da identidade cultural, incentivo, integração e universalização do acesso e promoção do segmento.

Com informações do Agência Amapá.
__
GEA reúne secretários de Estado no último debate do PPA Interativo. GEA reúne secretários de Estado no último debate do PPA Interativo. Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, junho 08, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD