Header AD

GEA retira "Projeto da Orquestra Essência" da SEJUV

Não surtiu efeito a campanha feita pela Associação Educacional e Cultural Essência (AECE ) a fim de sensibilizar o Governo do Estado para que não fosse obrigada a sair do prédio onde atuava, no interior da Secretaria da Juventude (Sejuv).


A "Orquestra Essência" foi destaque no programa Fantástico da Rede Globo de Televisão e até em emissoras de fora do país, devido ao alcance social do Projeto responsável pela primeira orquestra quilombola do Brasil. Os organizadores foram obrigados a deixar o Centro Arco Iris, localizado no bairro Santa Inês.

De acordo com o presidente de associação e idealizador do projeto, Elias Sampaio, a medida tem motivação política. O governo nega, mas entra em contradição sobre a razão da retirada do projeto do centro Arco Iris. “Uma hora é o problema do projeto ser continuo, outra hora é a USB que já está resolvido, outra hora é o crescimento da secretaria que não faz nada”, afirma Heloísa Sampaio, integrante da associação.

Elias Sampaio afirma que a Secretaria de Juventude do Governo tentou incorporar a Associação aos programas do governo, propondo inclusive a mudança de nome para “Jovem Qualificado”. Diante da negativa a entidade recebeu prazo de cinco dias para desocupar o prédio.

Tudo indica que o governo tem a intenção de se apropriar do projeto, cooptando os alunos para a Secretaria de Juventude. Rafael Cambraia Barbosa, titular da pasta, está convocando os responsáveis e os alunos para uma reunião que, segundo Heloísa Sampaio será realizada com esse objetivo.

A Orquestra Essência reúne 45 crianças e jovens do distrito do Curiaú, região remanescente de quilombo, que fica a cerca de 12 quilômetros do centro de Macapá. O grupo iniciou carreira em 2012, e conta com instrumentos de sopro, madeira, corda e percussão erudita, sem perder a cultura regional.

A entidade realiza curso de informática gratuito para comunidades carentes, cursos de violino, viola, cello, contrabaixo, sopros e percussão, formação de orquestras infantis e juvenis.

Versão do Governo do Estado

O governo do Amapá negou o despejo do projeto social nesta quinta-feira (4), mas confirmou que pediu para a associação se retirar do prédio para um outro, no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste de Macapá. A medida teria sido tomada para ceder o espaço usado pela associação para comportar os atendimentos médicos do posto de saúde da região, previsto para entrar em reforma.

"A prefeitura pediu espaços no prédio do governo para iniciar uma reforma na UBS [Unidade Básica de Saúde] que fica ao lado, e como a disponibilidade dos atendimentos de saúde é um serviço essencial, nós tivemos que cedê-los para população não ser afetada", disse Telma Miranda, secretária adjunta da Secretaria de Governo (Segov).

Com informações do G1 e Brasil/247
__
GEA retira "Projeto da Orquestra Essência" da SEJUV GEA retira "Projeto da Orquestra Essência" da SEJUV Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, junho 04, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD