Header AD

Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil

Após denúncia de pacientes, Promotoria da Saúde do Ministério Público inspeciona Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Macapá e constata caos; promotor André Araújo diz que "médicos escolhem quem vai viver".


Corredor do Pronto Atendimento Infantil (Foto: MP)

O promotor de Justiça titular da Promotoria de Saúde, André Araújo, realizou a inspeção após denúncias de pacientes na manhã desta segunda-feira (8). Segundo os pais das crianças e servidores do PAI, faltam remédios, equipamentos e estrutura mínima para atendimento.

“Estou aqui para cuidar da minha neta e eu estou ficando doente. Tem criança voltando pra casa doente, porque aqui não tem medicação”, disse a avó de uma criança internada.

"Chegamos aqui, ela foi atendida e deixaram ela em um leito junto com outras três crianças. Quando foi ontem à tarde [domingo] ela piorou e levaram ela para o procedimento. A médica falou que não tinha nem equipamento para ela ficar entubada, nem medicação. Não sei o que fazer, é demais para mim", lamentou a mãe de uma criança.

O Pronto Atendimento Infantil funciona de forma improvisada em salas e corredores que, ao mesmo tempo, passam por reformas. Os profissionais do hospital fizeram uma lista do que está faltando, como materiais básicos: máscaras para nebulização, monitores e respiradores. Entre os remédios, faltam azitromicina, solução de glicerina, dimeticona e outros.

“Realmente o hospital não tem a menor condição de prestar atendimento adequado, do jeito que está hoje. Não há leitos e, por isso, existe um sério risco de crianças virem a óbito. Imagino que médicos estão tendo que escolher quem irá sobreviver. Por conta disso, vamos recomendar a direção do PAI e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para que tomem as medidas urgentes para melhorar o atendimento, garantindo os medicamentos e equipamentos que estão faltando”, disse o promotor de Justiça da Saúde, André Araújo.

__
Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, junho 09, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD