Header AD

Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil

Após denúncia de pacientes, Promotoria da Saúde do Ministério Público inspeciona Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Macapá e constata caos; promotor André Araújo diz que "médicos escolhem quem vai viver".


Corredor do Pronto Atendimento Infantil (Foto: MP)

O promotor de Justiça titular da Promotoria de Saúde, André Araújo, realizou a inspeção após denúncias de pacientes na manhã desta segunda-feira (8). Segundo os pais das crianças e servidores do PAI, faltam remédios, equipamentos e estrutura mínima para atendimento.

“Estou aqui para cuidar da minha neta e eu estou ficando doente. Tem criança voltando pra casa doente, porque aqui não tem medicação”, disse a avó de uma criança internada.

"Chegamos aqui, ela foi atendida e deixaram ela em um leito junto com outras três crianças. Quando foi ontem à tarde [domingo] ela piorou e levaram ela para o procedimento. A médica falou que não tinha nem equipamento para ela ficar entubada, nem medicação. Não sei o que fazer, é demais para mim", lamentou a mãe de uma criança.

O Pronto Atendimento Infantil funciona de forma improvisada em salas e corredores que, ao mesmo tempo, passam por reformas. Os profissionais do hospital fizeram uma lista do que está faltando, como materiais básicos: máscaras para nebulização, monitores e respiradores. Entre os remédios, faltam azitromicina, solução de glicerina, dimeticona e outros.

“Realmente o hospital não tem a menor condição de prestar atendimento adequado, do jeito que está hoje. Não há leitos e, por isso, existe um sério risco de crianças virem a óbito. Imagino que médicos estão tendo que escolher quem irá sobreviver. Por conta disso, vamos recomendar a direção do PAI e a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para que tomem as medidas urgentes para melhorar o atendimento, garantindo os medicamentos e equipamentos que estão faltando”, disse o promotor de Justiça da Saúde, André Araújo.

__
Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil Caos no PAI: 'Médicos escolhem quem vai viver', diz MP sobre UTI de hospital infantil Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, junho 09, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD