Header AD

Após repercussão nas redes sociais, deputado altera projeto do Mellody

 O deputado Antônio Furlan (PTB) pode ter se arrependido de propor o Projeto de Lei que torna patrimônio imaterial do Amapá o estilo musical "melody" (ritmo musical da cultura paraense), depois da repercussão negativa na internet.


Foto: Alap
A proposta, segundo o parlamentar, foi sugerida pelas conhecidas "galeras"(grupo que trabalham com a divulgação do estilo). A polêmica ganhou dimensão inesperada após um grupo de Marabaixo protestar em frende da Assembleia Legislativa na última segunda-feira, 22, denunciando o que seria "uma affronta" à cultura do Marabaixo, que (ainda) não é considerado "patrimônio imaterial" do Estado.

Depois da repercussão, hoje, no meio do programa de rádio da jornalista Ana Girlene foi divulgado que o projeto sofreria alteração e sairia por hora de pauta da Assembleia Legislativa. O tema foi amplamente debatido no programa com personalidades dos dois estilos, do Marabaixo e do Mellody.

O deputado mudou de ideia, pois irá apresentar substitutivo do projeto de reconhecimento do Mellody, que será votado na próxima segunda-feira (29). "O substitutivo corrige as inconsistências e sana os vícios de matéria do projeto anterior, que não se adequava à definição de “patrimônio cultural imaterial” estabelecida por decreto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)", diz o deputado em nota.

Furlan afirma afirma ainda que o substitutivo tem um único objetivo: promover a inclusão social e fomentar a cultura deste segmento social tão estigmatizado por segmentos mais tradicionais e elitizados da sociedade amapaense.

A assessoria do deputado diz que a mudança  será na designação de "patrimônio imaterial do Amapá" para "entidade de utilidade pública" e que irá garantir as condições legais que permitirão que o poder público firme convênio com esta entidade a fim de promover o movimento cultural do "Mellody".

Diversas sátiras e "memes" (termo grego que significa imitação e é bastante conhecido na internet, referindo-se ao fenômeno de "viralização" de uma informação) foram publicadas na rede sobre o polêmico assunto. Veja.

Atualizado em 25/06/2015 às 01:13
___
Após repercussão nas redes sociais, deputado altera projeto do Mellody Após repercussão nas redes sociais, deputado altera projeto do Mellody Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, junho 25, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD