Header AD

Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes

Com a suspensão, os trabalhos da EDP estão paralisados por 10 dias, podendo ser prorrogados; enquanto isso, equipes do Governo do Amapá realizam investigação sobre o incidente.


O Governo do Estado do Amapá suspendeu pelo prazo de 10 dias as licenças ambientais da empresa EDP, responsável pela construção da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari. A decisão foi tomada na sexta-feira, 8, em razão da manobra na barragem que teria causado a inundação do município de Ferreira Gomes, atingindo cerca 1.400 pessoas.

Na sexta-feira, 8, o governo do Estado assegurou junto ao Ministério Público Estadual (MPE), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),  que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Amapá (Imap) investiguem as causas que levaram a empresa EDP a liberar o volume de água na construção da hidrelétrica.

Segundo o secretário Marcelo Creão, a investigação vai contar com o apoio de peritos da Polícia Técnico-Científica (Politec) e do Batalhão Ambiental. "Na própria sexta-feira esses órgãos estiveram no local fazendo os primeiros levantamentos. Serão colhidos todos os dados funcionais de cada uma das três empresas que atuam no local", pontuou.

O laudo deve estar pronto em um prazo de 40 dias, definindo assim a retomada ou não do licenciamento ambiental para a empresa. Caso seja comprovada a culpa, ficou decidido em reunião entre equipe de governo, MPE, Ministério Público Federal e Município de Ferreira Gomes, que a EDP assine um TAC, garantindo o ressarcimento total das perdas sofridas pelas famílias do município.
Com informações da Agência Amapá
__
Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, maio 09, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD