Header AD

Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes

Com a suspensão, os trabalhos da EDP estão paralisados por 10 dias, podendo ser prorrogados; enquanto isso, equipes do Governo do Amapá realizam investigação sobre o incidente.


O Governo do Estado do Amapá suspendeu pelo prazo de 10 dias as licenças ambientais da empresa EDP, responsável pela construção da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari. A decisão foi tomada na sexta-feira, 8, em razão da manobra na barragem que teria causado a inundação do município de Ferreira Gomes, atingindo cerca 1.400 pessoas.

Na sexta-feira, 8, o governo do Estado assegurou junto ao Ministério Público Estadual (MPE), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC),  que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente do Amapá (Imap) investiguem as causas que levaram a empresa EDP a liberar o volume de água na construção da hidrelétrica.

Segundo o secretário Marcelo Creão, a investigação vai contar com o apoio de peritos da Polícia Técnico-Científica (Politec) e do Batalhão Ambiental. "Na própria sexta-feira esses órgãos estiveram no local fazendo os primeiros levantamentos. Serão colhidos todos os dados funcionais de cada uma das três empresas que atuam no local", pontuou.

O laudo deve estar pronto em um prazo de 40 dias, definindo assim a retomada ou não do licenciamento ambiental para a empresa. Caso seja comprovada a culpa, ficou decidido em reunião entre equipe de governo, MPE, Ministério Público Federal e Município de Ferreira Gomes, que a EDP assine um TAC, garantindo o ressarcimento total das perdas sofridas pelas famílias do município.
Com informações da Agência Amapá
__
Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes Governo suspende licença ambiental de hidrelétrica e investiga enchente em Ferreira Gomes Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, maio 09, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD