Header AD

Em visita a Macapá presidente da Câmara Federal recebe título de cidadão amapaense

Eduardo Cunha fala de reforma política e pacto federativo durante sessão da Câmara Federal e recebe título de cidadão amapaense.


O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, visitou Macapá, nesta sexta-feira, 15, com a finalidade de levar o parlamento até os cidadãos das diferentes regiões do país, para que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional.

A sessão aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá, onde foi discutido sobre o pacto federativo e a reforma política. Participaram da sessão seis dos oitos deputados federais do Amapá, apenas Janete Capiberibe (PSB) e Marcivania Flexa (PT) não estiveram presente.

O presidente da Câmara Federal defendeu a Reforma política, condicionando o sucesso da proposta elaborada em comissão especial da Casa à adoção do chamado 'distritão', modelo de eleição no qual os mais votados assumem as vagas no Legislativo. Entre as mudanças sugeridas por ele, além do distritão, estão: mandato de 10 anos para senadores, mandatos de cinco anos para os demais cargos (vereadores, deputados, prefeitos, governadores e presidente da República) e o fim da reeleição para o Executivo. “No próximo dia 26 de maio estaremos votando em plenário com qualquer resultado que venha da comissão especial”, frisou.

Eduardo Cunha propõe, ainda, que os prefeitos eleitos no ano que vem tenham mandatos de cinco anos para que todas as eleições ocorram no mesmo ano a partir de 2022, ou seja, ele eliminaria assim o modelo atual de eleição a cada dois anos, que acarreta um gasto muito alto para os tribunais regionais Eleitorais e partidos políticos. “A minha dúvida é como definir os suplentes. Se serão escolhidos pela ordem cronológica de votação, ou escolhidos pelo partido. Acho melhor que seja o suplente do partido. Ai fortaleceria e combateria o discurso de enfraquecimento do partido”, comentou o presisente.

Cunha, também foi agraciado com o título de Cidadão Amapaense, durante a cerimônia de abertura do programa. A honraria foi entregue pela deputada estadual Luciana Gurgel (PHS-AP) a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza (PSC-AP), que foi o proponente do título aprovado em Plenário pela unanimidade dos deputados estaduais.

O parlamentar se disse sensibilizado com a comenda e que fará de tudo para honrar ser agora também cidadão do Amapá. Ao final do evento, agradeceu aos presentes e lembrou que a ideia do programa aconteceu na cidade. “Eu prometi em campanha eleitoral que eu transformaria a Câmara em itinerante, para fazer desse intercambio uma forma de representatividade daqueles que estão nos estados. O projeto Câmara Itinerante foi inspirado, aqui, no Amapá”, finalizou.

(Com informações da assessoria da ALAP)

__
Em visita a Macapá presidente da Câmara Federal recebe título de cidadão amapaense Em visita a Macapá presidente da Câmara Federal recebe título de cidadão amapaense Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, maio 15, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD