Header AD

Sobre o reajuste salarial dos professores do Amapá - 2015

Análise sobre as negociações para obtenção de aumento salarial aponta que governo estaria testando a Comissão de Negociação do Sinsepeap.


O início das negociações entre os representantes dos professores, através do Sindicato dos Servidores dos Professores em Educação do Amapá (Sinsepeap) e o Governo do Estado ocorreu durante esta terça-feira, 7.

Representando o Palácio do Setentrião estavam os gestores da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Secretaria Estadual de Administração (SEAD), a Secretaria de Estadual de Educação (SEED) e Amapá Previdência (AMPREV).

Até o momento o Governo não teria apresentado nenhuma proposta por escrito de reajuste. A Comissão de Negociação (CN), que protocolara junto ao Palácio do Governo as demandas da categoria, reiterou na mesa de negociação os pontos da pauta aprovada em Assembleia Extraordinária, em especial, os 41,79%.

De acordo com o educador Jânio Holanda, em uma rede social, "qualquer informação que foi negociado valores abaixo disso [41,79%] é especulação ou tem intenção de desmobilizar" a categoria.

O professor revela ainda suas idiossincrasias sobre as intenções do governo nesta primeira rodada de negociações. Ele destaca três pontos, em relação à ausência de uma proposta por escrito do Governo do Estado para a categoria:

(1) o governo estaria sondando a habilidade e o conhecimento da Comissão de Negociação na Mesa de negociação; (2) Sentir o termômetro sobre a participação da categoria no movimento, daí a "preocupação", visto que considerado número de professores apoiaram e votaram no governador em 2014, logo querem “sentir” se tem o mesmo apoio da maioria dos professores pós-ocupação do Palácio para dar um golpe à Educação; e (3) conhecer até que ponto a categoria está disposta a lutar.

As percepções do professor dizem que a equipe do governo demonstrou que não está disposta a enfrentar os profissionais da educação, pois teme que a mesma mantenha as mesmas armas dos anos anteriores. Ao que o educador questiona: manteremos?

O segundo encontro entre o GEA e os representantes da categoria ocorrerá na próxima terça - feira, 14, na Secretaria de Planejamento (SEPLAN), data em que possivelmente será entregue uma proposta do Governo à categoria.

O professor Jânio Holanda convida os "companheiros" para a "temporada de lutas" que tem por objetivo "salário digno". E finaliza com a imortalizada frase de Martin Luther King: o que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons.
__

Sobre o reajuste salarial dos professores do Amapá - 2015 Sobre o reajuste salarial dos professores do Amapá - 2015 Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 08, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD