Header AD

Senador incentiva população a combater corrupção fiscalizando os gastos públicos pela internet

Senador João Capiberibe diz que "é preciso institucionalizar o controle da corrupção" em discurso no Plenário do Senado.


É preciso institucionalizar o controle da corrupção, disse nesta terça-feira (14), em Plenário, o senador João Capiberibe (PSB-AP). Ele ressaltou que a legislação já obriga todos os órgãos públicos a divulgar suas despesas na internet.

O senador lamentou que a Lei Complementar 131/2009, da qual é o autor, não seja cumprida adequadamente, e citou como exemplo o caso da prefeitura de São Francisco do Conde, na Bahia. O  município tem 38 mil habitantes e conta com um orçamento de mais de R$ 460 milhões. Só que a prefeitura não detalha, na internet, como e em quê exatamente que gasta esse dinheiro.

Por isso, João Capiberibe informou que decidiu entrar com um pedido para que o Ministério Público e o Tribunal de Contas da Bahia investiguem essa prefeitura, cujo município tem uma das maiores receitas per capita do país, mas mantém mais da metade de sua população sem serviços de esgoto. E o pior: nos últimos 10 anos, todos os ex-prefeitos foram indiciados por desvio de dinheiro público.

Capiberibe disse que os brasileiros precisam estar cientes dessa lei para que possam fiscalizar os gastos públicos. Ele pediu, inclusive,  que a mídia que ajude a divulgar essa norma legal.

- Uma vez divulgado que existe essa lei, que as pessoas possam acompanhar os gastos de suas prefeituras, dos governos estaduais, das assembleias legislativas, do governo federal, enfim. Coloque no seu computador: Lei Complementar 131/2009, e aí você vai ver lá que a lei obriga a detalhar o valor pago pela merenda escolar, pelo leite comprado para a merenda escolar, obriga a colocar o preço do arroz, do macarrão, do feijão - explicou.

Com informações da Agência Senado

__
Senador incentiva população a combater corrupção fiscalizando os gastos públicos pela internet Senador  incentiva população a combater corrupção fiscalizando os gastos públicos pela internet Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, abril 14, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD