Header AD

MP tem novo Procurador Geral

Novo Procurador-Geral de Justiça do MP-AP, Roberto Alvares, é empossado no cargo para o biênio 2015-2017.


O Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), em Sessão Pública Solene, realizada na noite da última sexta-feira (6), no Teatro das Bacabeiras, deu posse ao novo Procurador-Geral de Justiça do MP-AP, Roberto da Silva Alvares, e ao procurador de Justiça, Jair José de Gouvêa Quintas, reconduzido ao cargo de Corregedor-Geral da instituição, para o biênio 2015-2017.

Iniciado o evento, a então PGJ, Ivana Cei, que esteve à frente da instituição nos biênios 2011-2013/2013-2015, deu posse ao novo Procurador-Geral, Roberto Alvares, que, após firmar juramento diante do Egrégio Colégio de Procuradores do MP-AP, assumiu a presidência da sessão, e empossou o procurador Jair José de Gouvêa Quintas, no cargo de corregedor-geral da instituição.

Ivana Cei em seu discurso Cei, que fez um breve balanço dos quatro anos de gestão, destacando avanços, conquistas e desafios. “Trabalhamos sempre para honrar a confiança depositada em nossa gestão pela comunidade e por membros, servidores e colaboradores do MP-AP.  Assumimos o compromisso de respeitar a autonomia e independência funcional e fazer uma gestão transparente, focada nos resultados práticos em favor da população”, iniciou.

Lembrou das dificuldades e do apoio que recebeu durante todo o período, reafirmando seu compromisso com as causas públicas. “Aos ataques, respondemos com mais trabalho e seriedade, na certeza de que atuamos sempre no estrito cumprimento do nosso dever institucional. Por isso, ao que pesem as tentativas de enfraquecer a atuação do Ministério Público, jamais nos curvamos ou nos curvaremos, porque nosso compromisso é, e sempre será, a defesa incondicional do bem público”, disse.

Em suas primeiras palavras como novo Procurador-Geral de Justiça do MP-AP, Roberto Alvares, relembra sua caminhada até a eleição e nomeação ao posto de comando da instituição. “Minha chegada ao mais alto cargo do Ministério Público Amapaense se confunde com a minha trajetória institucional, vez que ao longo desses quase 19 anos de atuação, tive a oportunidade de participar de seis eleições, figurando por quatro vezes em lista tríplice. Confesso que esta última eleição foi a mais difícil. Mas, como já dizia Mahatma Gandhi: As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica”, iniciou.

Integrante da equipe de gestão nos últimos biênios, o PGJ reconheceu os avanços. “Doutora Ivana, sua auspiciosa passagem pela chefia do MP-AP, por se traduzir num selo histórico, ficará carimbada na memória do povo daqui (...). E, como novo chefe de nossa instituição, procurarei ser o mais justo possível, e, para tanto, seguirei os passos de vossa excelência, cuja coragem aprendi a admirar pela retidão de sua conduta”, expressou o PGJ, Roberto Alvares.

O novo procurador encerrou, sinalizando que caminhos pretende adotar em sua gestão. “Nossa instituição deve ser, sempre, um órgão corajoso, forte e coeso. Deverá promover a justiça em todas as suas vertentes, de modo isento e impessoal. Deverá exercer sua missão sem prejulgamentos, sem precipitações, mas também com toda a contundência que a Constituição lhe impõe. Deverá mostrar à sociedade que aqui vige o princípio da Unidade, e com estas palavras, quero deixar expressa a disposição do MP-AP ao diálogo”.

Solenidade de posse no Teatro das Bacabeiras

Além do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP, a mesa de posse foi composta pelo governador do Estado do Amapá, Antônio Waldez Góes da Silva, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, deputado Estadual Moisés Souza, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, desembargadora Sueli Pereira Pini, senadores da República pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, João Alberto Capiberibe e Davi Samuel Alcolumbre, prefeito de Macapá, Clécio Luis, procurador Chefe do Ministério Público Federal no Amapá, Felipe Moura Palha e Silva, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, em exercício, conselheiro Ricardo Soares, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Amapá, Paulo Henrique Campelo Barbosa, presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Amapá (AMPAP), Promotor de Justiça, José Cantuária Barreto e o presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amapá (ASSEMP), Senhor Marco André Oliveira de Andrade.

Perfil do Procurador-Geral de Justiça do MP-AP, Roberto da Silva Alvares

Ingressou no Ministério Público do Amapá (MP-AP) como promotor de Justiça em 1996.

Assumiu a titularidade das Promotorias das Comarcas de Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio, Pedra Branca, Tartarugalzinho e Santana. Foi um dos fundadores da Escola Família no município de Santana, atuando na mediação de conflitos intrafamiliares, onde também coordenou a Promotoria da Infância e Juventude e a Promotoria de Justiça. Pós-graduado em Direito Processual e Penal, exerceu a chefia de gabinete de 2011 a 2015. Ainda no MP-AP, assumiu as seguintes funções: gerente-geral do Planejamento Estratégico; presidente da Comissão de Obras; membro do Comitê Gestor do Plano de Segurança Instituição; presidente da Comissão de Reestruturação do almoxarifado Central; representante do MP-AP junto à Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais.

Com informações ASSCOM/MP
__
MP tem novo Procurador Geral MP tem novo Procurador Geral Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, março 07, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD