Header AD

Governo diz que serviços foram normalizados na UPA da Zona Norte

Depois da repercussão nas redes sociais sobre a suspensão dos serviços pediátricos da UPA da Zona Norte,  governo diz que os serviços foram normalizados e serão feito por cinco pediatras.


Governo e oposição travaram debates nesta terça-feira, 24, sobre a suspensão dos serviços pediátricos na Unidade de Atendimento da Zona Norte (UPA), ver aqui.

No final da noite ontem, o portal do governo postou matéria sobre o assunto, justificando a problemática do atendimento na Unidade.

O governo diz que no início de janeiro, a antiga direção da UPA dispensou os dois únicos pediatras que eram do contrato, ficando apenas uma pediatra do quadro efetivo. "Na primeira semana de janeiro ficou uma situação complicada, eu era a única que atendia, mas agora estamos com o atendimento normalizado", afirma uma médica na matéria no site do governo. O portal revela ainda que os serviços foram normalizados e que serão realizados por cinco pediatras.

Leia.

UPA da Zona Norte realiza mais de 200 atendimentos em pediatria por mês.

Serviços foram normalizados e são feitos por cinco pediatras.

Da Redação - Agência Amapá

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas da Zona Norte de Macapá contabiliza mais de 200 atendimentos mensais somente no setor de pediatria. Os números foram alcançados com a contratação de quatro novos médicos pediatras.

No início de janeiro, sem se preocupar com a demanda de atendimentos, a antiga direção da UPA dispensou os dois únicos pediatras que eram do contrato, ficando apenas uma pediatra do quadro efetivo. "Na primeira semana de janeiro ficou uma situação complicada, eu era a única que atendia, mas agora estamos com o atendimento normalizado", afirmou a pediatra Lia Vieira.

A dona de casa, Emília Ramos, sempre procura a UPA da Zona Norte e diz estar satisfeita com o atendimento prestado. "Sempre trago o meu filho aqui. O atendimento na UPA está cada vez melhor. É muito bom chegar em um local e ser bem atendida", disse.

A atual direção da unidade contratou quatro novos profissionais para atender as crianças. "O atendimento na UPA está normalizado, temos cinco pediatras fazendo atendimento. Recebemos a unidade com algumas irregularidades, como a sala de raio x, e estamos tomando providências para resolver esses problemas", disse o diretor da UPA, Victor Hugo Lopes.

A UPA foi inaugurada sem estar finalizada, a sala de raio x precisou ser interditada, pois uma parede estava sem proteção. Um laudo físico constatou as irregularidades. Após as adequações feitas, a direção aguarda uma nova visita do físico para que o raio x volte a funcionar. "Os exames não deveriam ser feitos sem essa proteção e, isso, estava ocorrendo, colocando os funcionários e pacientes em risco devido a exposição da radiação", explicou o diretor.

Além disso, o equipamento de raio x está sob investigação judicial. Segundo a direção, o equipamento é usado e foi comprado por 300 mil reais, valor de um novo. Outros problemas como a falta de medicamentos também foram resolvidos. De acordo com os médicos, em algumas situações, os pacientes eram encaminhados para a UBS Marcelo Cândia, por falta de bezetacil.

O diretor ressalta ainda que a população desconhece os tipos de atendimentos oferecidos na UPA. "Todos os tipos casos são trazidos para cá, na maioria deles, o atendimento deveria ser realizado na UBS. A UPA atende casos de emergência e urgência, mas muitos pacientes procuram a UPA para fazer consultas", observou.

A UPA da Zona Norte conta com oito leitos, três consultórios. Entre os atendimentos oferecidos estão: a realização de eletrocardiograma, coleta de sangue, curativos e inalação.
__
Governo diz que serviços foram normalizados na UPA da Zona Norte Governo diz que serviços foram normalizados na UPA da Zona Norte Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, março 25, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD