Header AD

Amapá sai do isolamento energético

Amapá atinge a maturidade energética com integração ao Sistema Nacional de Interligação de Energia (SIN).

Técnicos da CEA e Eletrobras Eletronorte no momento da interligação.
Um marco histórico para o Estado do Amapá é a saída do isolamento energético, através da integração ao Sistema Nacional de Interligação de Energia (SIN) pelo Linhão de Tucuruí. De imediato pode-se não sentir os efeitos deste divisor de águas, pois somente a médio e longo prazo é que se poderá avaliar a dimensão deste feito. Para a Diretoria Executiva da Companhia de Eletricidade ((CEA), a integração do Amapá ao SIN faz parte de todo um processo de recuperação da empresa, que vem sendo cumprido em suas etapas, de acordo com as disponibilidades financeiras programadas.

Leia.

CEA interliga primeira subestação de distribuição de energia ao sistema nacional

02/03/2015 - Foi energizada na tarde deste domingo, 1º de março, pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Eletrobras Eletronorte a primeira das três linhas de transmissão em 69kV que interliga a subestação de distribuição Santa Rita a rede básica da Subestação Isolux Macapá, sendo conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

De acordo com a Diretoria Executiva da CEA, as outras duas linhas (Isolux Macapá a Macapá II) serão entregues na sequência, nos dias 15 e 29 de março, quando o sistema da Companhia de Eletricidade estará operando totalmente conectado ao Sistema Interligado Nacional, incluindo a Subestação CEA-Laranjal do Jari que fica localizada no município do mesmo nome.

A Subestação Santa Rita, localizada na Zona Oeste, foi a primeira a ser interligada, com isso grande parte da cidade de Macapá vem recebendo energia proveniente do SIN. Segundo diretoria da CEA, a interligação da primeira subestação vem materializar o sonho do povo amapaense de estar conectado ao Sistema Interligado Nacional, com energia firme e de qualidade.

“Em nome da Diretoria Executiva eu parabenizo e cumprimento a todos os empregados e colaboradores por esse grande feito”, destacou em nota o presidente da CEA, Angelo do Carmo.

Para a Diretoria Executiva da Companhia de Eletricidade, a integração do Amapá ao SIN faz parte de todo um processo de recuperação da empresa, que vem sendo cumprido em suas etapas, de acordo com as disponibilidades financeiras programadas.

As obras de conexão do Sistema CEA com o Sistema Nacional vão trazer melhorias na qualidade da energia elétrica ao Amapá, que passará a dispor de energia firme, continua e de qualidade, eliminando sua dependência de usinas térmicas movidas a óleo diesel.

Entre os bairros de Macapá que já estão recebendo energia proveniente do sistema nacional estão Santa Rita, Trem, Centro, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Novo Buritizal, Congós, Alvorada, Cabralzinho, Goiabal, Ilha Mirim, Marabaixo I, II e III, Jesus de Nazaré e Laguinho.

Fonte: Ascom/CEA
__

Amapá sai do isolamento energético Amapá sai do isolamento energético Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, março 02, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD