Header AD

PMM: nota de pesar

Nota de pesar pelo falecimento de "Tia Chiquinha"

"Tia Chiquinha" - Foto: Nayana Magalhães
O Amapá perdeu nesta quarta-feira, 18, uma das mais ilustres filhas do Curiaú. Calou-se dona Francisca Ramos dos Santos, a Tia Chiquinha do Bolão. Em sua vida quase centenária, ela foi e continuará sendo referência das tradições folclóricas do estado, principalmente do Marabaixo e do Batuque. Aos 94 anos de idade, a filha de pais e avós escravos deixa 11 filhos, 45 netos, 75 bisnetos e 8 tataranetos, uma descendência que dará continuidade aos ensinamentos e paixões da matriarca.

Tia Chiquinha compartilhou com todos nós, filhos desta terra, seja por nascimento ou de coração, um pouco de sua sabedoria e amor pelas suas raízes. Sua passagem foi somente da carne; a saudade será grande, mas o sorriso, o seu canto, sua alegria e generosidade sem iguais ficarão eternizados e vívidos nos campos quilombolas do Curiaú e no rico legado histórico-cultural deixado por ela. As festas de santos no Curiaú não serão as mesmas, a dona do chapéu florido e colorido não mais rodará a saia, não puxará mais os ladrões e não estará lá para receber com afeição seus convidados. Sem dúvida, uma perda irreparável para a cultura amapaense!

Sua bênção, Tia Chiquinha! Siga em paz, agora ao lado do seu grande amor e companheiro, Maximiano dos Santos, o mestre Bolão. A sua nova missão é de animar as festas no céu, ao lado dos mestres Pavão, Joaquim Ramos, tia Fé, mãe Dulci Moreira, tia Zefinha, tia Gertrudes Saturnino, tia Juci, dona Venina e outros pretos velhos que, como a senhora, escreveram tão digna história de vida.

O prefeito Clécio Luís, em nome da Prefeitura Municipal de Macapá, presta a sua homenagem e oferece seu sentimento aos familiares, amigos e admiradores desta mestre do saber da cultura popular amapaense. À Tia Chiquinha do Bolão, nosso respeito!


Prefeitura Municipal de Macapá
 __
PMM: nota de pesar PMM: nota de pesar Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, fevereiro 18, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD