Header AD

PMM: nota de pesar

Nota de pesar pelo falecimento de "Tia Chiquinha"

"Tia Chiquinha" - Foto: Nayana Magalhães
O Amapá perdeu nesta quarta-feira, 18, uma das mais ilustres filhas do Curiaú. Calou-se dona Francisca Ramos dos Santos, a Tia Chiquinha do Bolão. Em sua vida quase centenária, ela foi e continuará sendo referência das tradições folclóricas do estado, principalmente do Marabaixo e do Batuque. Aos 94 anos de idade, a filha de pais e avós escravos deixa 11 filhos, 45 netos, 75 bisnetos e 8 tataranetos, uma descendência que dará continuidade aos ensinamentos e paixões da matriarca.

Tia Chiquinha compartilhou com todos nós, filhos desta terra, seja por nascimento ou de coração, um pouco de sua sabedoria e amor pelas suas raízes. Sua passagem foi somente da carne; a saudade será grande, mas o sorriso, o seu canto, sua alegria e generosidade sem iguais ficarão eternizados e vívidos nos campos quilombolas do Curiaú e no rico legado histórico-cultural deixado por ela. As festas de santos no Curiaú não serão as mesmas, a dona do chapéu florido e colorido não mais rodará a saia, não puxará mais os ladrões e não estará lá para receber com afeição seus convidados. Sem dúvida, uma perda irreparável para a cultura amapaense!

Sua bênção, Tia Chiquinha! Siga em paz, agora ao lado do seu grande amor e companheiro, Maximiano dos Santos, o mestre Bolão. A sua nova missão é de animar as festas no céu, ao lado dos mestres Pavão, Joaquim Ramos, tia Fé, mãe Dulci Moreira, tia Zefinha, tia Gertrudes Saturnino, tia Juci, dona Venina e outros pretos velhos que, como a senhora, escreveram tão digna história de vida.

O prefeito Clécio Luís, em nome da Prefeitura Municipal de Macapá, presta a sua homenagem e oferece seu sentimento aos familiares, amigos e admiradores desta mestre do saber da cultura popular amapaense. À Tia Chiquinha do Bolão, nosso respeito!


Prefeitura Municipal de Macapá
 __
PMM: nota de pesar PMM: nota de pesar Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, fevereiro 18, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD