Header AD

247: Sociedade é contra culto ao sobrenome Borges

Confraria Tucuju se manisfesta sobre articulação de Gilvam Borges que pretende mudar o nome do Teatro das Bacabeiras.


"O Maranhão é aqui" foi uma das frases que denunciavam o poder de influência do ex-senador José Sarney no estado do Amapá por quase 30 anos, e pode não estar perto de terminar esta influência. Matéria do portal Amapá - 247 trás o exemplo do Maranhão onde o sobrenome Sarney está presente em diversos monumentos e espaços públicos. Por aqui, o grupo político do ex-senador Gilvan Borges (PMDB) também tenta implantar o mesmo culto ao sobrenome. O projeto político porém começa a encontrar obstáculos e reações por parte da sociedade.

Leia.

247 - Maior instituição cultural do Estado a Confraria Tucujú  mobilizou a sociedade para um ato público nessa quarta-feira (25) contra a tentativa de mudança no nome do Teatro das Bacabeiras para “Teatro Antônio de Pádua Borges”, o “Lurdico”, da dupla de comediantes  “Os Cabuçus”.  Pádua morreu em julho de 2014. Era primo do ex-senador e fazia dupla com Nilson Borges, o “Vardico”, eleito deputado federal em outubro passado.

A família Borges já conseguiu emplacar o nome do patriarca, Miguel Pinheiro Borges, como denominação a ponte do Rio Vila Nova que liga o município de Macapá a Mazagão. No Bairro Zerão em Macapá a Avenida Maria Gilvanete Pinheiro Borges é homenagem a uma irmã do ex-senador. No Maranhão, o sobrenome Sarney já está em 161 escolas.

Gilvam Borges é o principal aliado político do ex-senador José Sarney no Amapá e embora derrotado na eleição de 2014 ao senado, foi nomeado secretário especial do governador Waldez Góes (PDT) em Brasília. Além do irmão Nilson Borges eleito deputado federal, Gilvam tem ainda um irmão prefeito de Mazagão e um primo prefeito de Ferreira Gomes.

De acordo com a direção da Confraria Tucujú o ato público marcado para as 16 horas dessa quarta-feira, será  em defesa das tradições e da cultura amapaense. “Nossa bandeira não tem partido e nem grupo político. Nossa bandeira é a cultura” afirma a presidente da entidade Telma Duarte.

__
247: Sociedade é contra culto ao sobrenome Borges 247: Sociedade é contra culto ao sobrenome Borges Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, fevereiro 25, 2015 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD