Header AD

Prestações de Contas

TRE-AP recebe 340 Prestações de Contas e notifica 209 candidatos que não apresentaram a documentação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) recebeu 340 prestações de contas de candidatos e Partidos Políticos que disputaram o primeiro turno das Eleições Gerais 2014. Esse número representa 61,93 % do total, pois a Justiça Eleitoral estimativa receber 549 processos de balanços financeiros para julgamento.

Ao todo, 209 candidatos começaram a ser notificados a partir desta quarta-feira (12). Após recebimento da notificação, eles terão 72 horas para suprir a omissão. No entanto, poderão ter ressalvas em suas contas, em virtude do atraso na entrega da documentação, que começará a ser analisada hoje por uma Comissão. O candidato que não prestar contas ou tiver as contas julgadas como não prestadas fica impedido de obter certidão de quitação eleitoral e não poderá ser diplomado.

A movimentação financeira dos postulantes aos cargos de deputado estadual, deputado federal e senador foi recebida pela Secretaria Judiciária (Sejud/TRE) até as 19h do último dia 4 de novembro, prazo fixado pela Lei 9.504/1997. A obrigatoriedade das análises atende aos princípios da transparência e da publicidade perante a sociedade.

“Iniciamos ontem os procedimentos de expedição dos mandados de notificação para intimação pessoal dos candidatos que ainda não prestaram contas. Eles terão 72 horas para suprir a omissão, após o recebimento da notificação”, explicou a servidora Lena Mendes, que atua na Sejud.

Prestação de contas

A prestação de contas consiste no relatório de gastos dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento de campanhas, bem como dos gastos realizados durante a primeira fase das Eleições. Já os candidatos que disputaram o 2º turno do pleito, poderão apresentar a documentação sobre a movimentação financeira até o dia 25 de novembro de 2014.

A comissão da Coordenadoria de Controle Interno (CCI/TRE) começou, em  5 de novembro de 2014, a análise das contas dos candidatos eleitos e suplentes que serão diplomados o dia. A diplomação será no dia 18 de dezembro deste ano.

Demais penalidades

A decisão que julgar as contas eleitorais como não prestadas acarretará: ao candidato, o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura e o partido político, a perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário. (Resolução 23.406/2014, art.58)
__
Prestações de Contas Prestações de Contas Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, novembro 14, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD