Header AD

Suposta fraude nos dados do Ibope

IBOPE: suposta trapaça utilizada no Maranhão pode ter sido empregada no Amapá

Fraude
É de conhecimento no meio político e dos jornalistas que acompanham as eleições políticas de perto, as diversas acusações que pesam sobre o Ibope, a de manipular dados a favor dos interesses de quem paga pela pesquisa. Foi assim em várias eleições Brasil afora.

O dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, é amigo de Sarney desde os tempos da ditadura militar, fortalecendo-se no período do mandato do maranhense na Presidência da República.

Só para ter uma ideia, o Ibope sumiu com 14% do Flávio Dino, adversário de Sarney no Maranhão, na tentativa vã de levar a eleição para o segundo turno por lá.

Os dados do Instituto no dia 2 de outubro de 2014 mostrava Flávio Dino, com 49%; e Lobão Filho, com 32%, pelos dados haveria segundo turno. No entanto, com as urnas abertas, Flávio Dino desmoralizou o IBOPE, com 63,5%, enquanto Lobinho ficava com 33,6%.

A mesma estratégia utilizada no Maranhão (coincidentemente?) está sendo empregada aqui. O Ibobe mostrava Waldez com 45% dos votas válidos e Camilo com 23%. Com as urnas abertas, Waldez teve 42% e Camilo contou com mais de 27%. E é importante ressaltar que a margem de erro do Ibope é de 3 pontos para mais ou para menos. O que demostra as discrepâncias tanto lá no Maranhão quanto aqui no Amapá.

As urnas revelaram, portanto, as supostas manipulações e fraudes.

Não seria estranho supor que a provável trapaça utilizada no Maranhão pode estar acontecendo aqui.

O mesmo modus operandi com a finalidade de influenciar a decisão do eleitor.

__

Suposta fraude nos dados do Ibope Suposta fraude nos dados do Ibope Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, outubro 18, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD