Header AD

Ibope afronta a inteligência do eleitor no AP

Argumentos sobre erros põem em cheque pesquisa Ibope no Amapá

Capas
Se há um destaque negativo nestas eleições, ele pode ser atribuído ao instituto de pesquisa Ibope, com sua credibilidade suspeita desde Brasília, passando por Belém do Pará, até envolver mais uma vez o Amapá numa provável tentativa de influenciar a decisão do eleitor.

Soou estranho o equívoco medonho em relação à disputa pela presidência da república entre os três mais bem avaliados, Dilma Roussef, Marina Silva e Aécio Neves, principalmente entre Marina/Aécio, porque o Ibope dava uma vantagem à Marina de mais de cinco pontos sobre o mineiro. As urnas revelaram, no entanto, não só o contrário, mas a diferença acentuada de mais de 10 pontos pró-Aécio.

Se há grandes interesses em jogo, certamente há manipulação de pesquisas, principalmente quando são os jornais quem encomendam a pesquisa.

Em Belém do Pará, por exemplo, não foi diferente, as edições de domingo dos diários impressos locais que começam a circular no sábado por lá, às vésperas do pleito deitaram e rolaram na manipulação dos números, favorecendo, é lógico, os seus aliados – conduta absolutamente tendenciosa e abominável que perdurará até o próximo dia 26.

O “O Liberal”, que defende os interesses do candidato Simão Jatene(PSDB); e o “Diário do Pará”, os interesses de Hélder Barbalho, protagonizam uma verdadeira chanchada para ver quem mais influencia o eleitor, como se este fosse mera massa de manobra e sem o poder de discernimento e razão.

Atenção para as capas do domingo, 5 de outubro, principalmente para o “O Liberal” que trás a pesquisa Ibope. Como se viu, o instituto dava como certa a folgada vantagem de seu candidato, garantindo-lhe a vitória no primeiro turno, entretanto as urnas mostraram o contrário, o candidato não só terminou atrás como está havendo a disputa do segundo turno por lá.

No Amapá não foi muito diferente. Os dados do Ibope apontavam 22% dos votos válidos para Camilo, como se viu, as urnas revelaram mais de 28% para o candidato do PSB.

Diante disso as capas dos impressos fazem a festa.

Mais uma vez o ibope tenta influenciar o eleitor menos atento, aqueles que votam influenciados por pesquisas.

O instituto aponta mais de 30% de diferença do candidato Waldez Góes (PDT) para Camilo Capiberibe (PSB).

Dá para acreditar?

Só se for trouxa!
__
Ibope afronta a inteligência do eleitor no AP Ibope afronta a inteligência do eleitor no AP Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, outubro 18, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD