Header AD

Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte

"Amapá prova que recupera o tempo perdido na saúde”, atesta o ministro Arthur Chioro

Ministro da Saúde afirma que o Executivo Estadual evoluiu na relação com o Governo Federal porque a União voltou a confiar na gestão local
Mais de 100 atendimentos médicos de urgência foram feitos somente nas primeiras quatro horas que antecederam a cerimônia de entrega da novíssima e moderna unidade de saúde da capital amapaense.

Com capacidade de até 150 atendimentos diários de baixa e média complexidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) Florência de Souza foi inaugurada nesta quinta-feira, 16, com festa dos moradores da Zona Norte de Macapá. Localizada no bairro Novo Horizonte, a unidade passou a ofertar atendimentos médicos de urgência e emergência em clínica geral e pediatria desde as primeiras horas do dia.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, chegou a Macapá por volta das 11h30 para participar da cerimônia, que, além de secretários de Estado, também contou com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís, e dos senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues.

Após visitar as instalações, o ministro classificou a Unidade Florência de Souza como uma das melhores entre as 378 UPAs existentes no Brasil. "Antes de me tornar ministro, inaugurei nove dessas unidades, por isso digo: esta de Macapá não deixa nada a dever para nenhuma outra", frisou.

Chioro também fez um resumo do histórico de investimentos pelo Governo Federal com execução dos recursos pelo Estado. Segundo ele, o Executivo Estadual evoluiu nessa relação porque a União voltou a confiar na gestão local.

"Relatórios mostram que no passado havia desperdício e descaso na captação de recurso. O dinheiro era liberado, mas não era feito nada. Já com a credibilidade restabelecida pela atual gestão, liberamos R$ 7,5 milhões para construção de cinco UPAs no Amapá. Hoje inauguramos a primeira e as outras estão em construção. Também temos parceria com o Governo do Estado nas obras do Hospital Alberto Lima, Hospital de Santana, Hospital da Criança, entre outros investimentos na saúde. Isso prova que o Amapá está recuperando o tempo perdido na saúde", atestou o ministro.

A estrutura é equipada para fazer exames laboratoriais, raios-X e eletrocardiograma – procedimentos muito solicitados em situações de urgência e emergência. Os usuários também terão à disposição sala de curativos, sala de inalação, coleta de sangue, farmácia, sala de espera, posto de enfermagem e oito leitos (quatro para observação adulto, dois para observação infantil e dois para emergência).

Para prover esses serviços, a unidade conta com uma equipe compostas por 42 profissionais. Segundo a diretora da UPA, Suzana Martel, a população tem à disposição três médicos por turno, sete técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um bioquímico e um farmacêutico.

"Estamos caminhando para dar um basta na superlotação na rede pública hospitalar do Amapá", afirmou o senador João Capiberibe – que representou o governador do Estado na solenidade de inauguração.

Atendimentos

Até o encerramento da solenidade de inauguração, mais de 100 atendimentos – entre consultas e exames (raios-X, laboratório, e verificação de pressão) – haviam sido contabilizados .

O agricultor Jovelino Pereira, de 63 anos, foi o primeiro deles. Morador do município de Tartarugalzinho, a 300 quilômetros de Macapá, ele viajou à capital para participar da feira do agricultor. Ao chegar na cidade, foi visitar parentes no bairro Jardim Felicidade e começou a passar mal.

"Meu irmão me trouxe até aqui. Até me impressionei por termos chegado rápido. Estou sendo muito bem atendido e o local é todo novinho, não dá calor. Está muito bom", elogiou o trabalhador, que, após ser medicado, ficou na sala de observação até receber alta médica.

ASCOM/GEA
__
Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, outubro 17, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD