Header AD

Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte

"Amapá prova que recupera o tempo perdido na saúde”, atesta o ministro Arthur Chioro

Ministro da Saúde afirma que o Executivo Estadual evoluiu na relação com o Governo Federal porque a União voltou a confiar na gestão local
Mais de 100 atendimentos médicos de urgência foram feitos somente nas primeiras quatro horas que antecederam a cerimônia de entrega da novíssima e moderna unidade de saúde da capital amapaense.

Com capacidade de até 150 atendimentos diários de baixa e média complexidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) Florência de Souza foi inaugurada nesta quinta-feira, 16, com festa dos moradores da Zona Norte de Macapá. Localizada no bairro Novo Horizonte, a unidade passou a ofertar atendimentos médicos de urgência e emergência em clínica geral e pediatria desde as primeiras horas do dia.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, chegou a Macapá por volta das 11h30 para participar da cerimônia, que, além de secretários de Estado, também contou com a presença do prefeito de Macapá, Clécio Luís, e dos senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues.

Após visitar as instalações, o ministro classificou a Unidade Florência de Souza como uma das melhores entre as 378 UPAs existentes no Brasil. "Antes de me tornar ministro, inaugurei nove dessas unidades, por isso digo: esta de Macapá não deixa nada a dever para nenhuma outra", frisou.

Chioro também fez um resumo do histórico de investimentos pelo Governo Federal com execução dos recursos pelo Estado. Segundo ele, o Executivo Estadual evoluiu nessa relação porque a União voltou a confiar na gestão local.

"Relatórios mostram que no passado havia desperdício e descaso na captação de recurso. O dinheiro era liberado, mas não era feito nada. Já com a credibilidade restabelecida pela atual gestão, liberamos R$ 7,5 milhões para construção de cinco UPAs no Amapá. Hoje inauguramos a primeira e as outras estão em construção. Também temos parceria com o Governo do Estado nas obras do Hospital Alberto Lima, Hospital de Santana, Hospital da Criança, entre outros investimentos na saúde. Isso prova que o Amapá está recuperando o tempo perdido na saúde", atestou o ministro.

A estrutura é equipada para fazer exames laboratoriais, raios-X e eletrocardiograma – procedimentos muito solicitados em situações de urgência e emergência. Os usuários também terão à disposição sala de curativos, sala de inalação, coleta de sangue, farmácia, sala de espera, posto de enfermagem e oito leitos (quatro para observação adulto, dois para observação infantil e dois para emergência).

Para prover esses serviços, a unidade conta com uma equipe compostas por 42 profissionais. Segundo a diretora da UPA, Suzana Martel, a população tem à disposição três médicos por turno, sete técnicos de enfermagem, três enfermeiros, um bioquímico e um farmacêutico.

"Estamos caminhando para dar um basta na superlotação na rede pública hospitalar do Amapá", afirmou o senador João Capiberibe – que representou o governador do Estado na solenidade de inauguração.

Atendimentos

Até o encerramento da solenidade de inauguração, mais de 100 atendimentos – entre consultas e exames (raios-X, laboratório, e verificação de pressão) – haviam sido contabilizados .

O agricultor Jovelino Pereira, de 63 anos, foi o primeiro deles. Morador do município de Tartarugalzinho, a 300 quilômetros de Macapá, ele viajou à capital para participar da feira do agricultor. Ao chegar na cidade, foi visitar parentes no bairro Jardim Felicidade e começou a passar mal.

"Meu irmão me trouxe até aqui. Até me impressionei por termos chegado rápido. Estou sendo muito bem atendido e o local é todo novinho, não dá calor. Está muito bom", elogiou o trabalhador, que, após ser medicado, ficou na sala de observação até receber alta médica.

ASCOM/GEA
__
Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte Governo Camilo entrega UPA para a população da Zona Norte Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, outubro 17, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD