Header AD

Golpe dos deputados contra o Ministério Público do Amapá

Deputados acusados de crimes de corrupção revidam e aprovam emenda que altera eleição no Ministério Público Estadual

Assembleia
Aprovada nesta segunda-feira (13), a toque de caixa, pela Assembleia Legislativa do Amapá, alteração no processo eleitoral do Ministério Público do Amapá (MPE) na qual estabelece data fixa para a eleição do Procurador-Geral de Justiça do Estado e determina exclusividade da função aos Procuradores de Justiça.

Trocando em miúdos, a partir dessa alteração os promotores não poderão mais concorrer ao cargo de Procurador Geral de Justiça. Esse é um dos principais efeitos (danosos) da mudança aprovado pelos deputados.

O ato é considerado como uma retaliação contra o Ministério Público Estadual, instituição que investiga e denuncia 21 dos 24 deputados por crimes praticados contra o erário.
A proposta muda, através de Emenda Constitucional, dispositivos do artigo 146  da Constituição do Estado do Amapá.

Ao que tudo indica, os deputados investigados pelo MP, sob a acusação de desvio de R$ 175 milhões, reagem e querem controlar o MP, como acontecia entre 2003/2010, nos lamentáveis anos conhecidos como a “era da harmonia”.

O novo texto constitucional é considerado um “golpe”, a apenas duas semanas do segundo turno das eleições, aprovado num momento em que 21 deputados estaduais são acusados de diversos crimes contra a Administração Pública.

A Emenda foi aprovada por vinte, dos vinte e um deputados presentes, tendo apenas um voto contra, o da deputada Cristina Almeida (PSB).

Os parlamentares não querem que o governador Camilo Capiberibe nomeie o Procurador Geral agora em dezembro e mudaram a data para 15 de janeiro. Por que será?

O Conselho Nacional do Ministério Público deverá ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF contra golpe da Assembleia.

Ainda, o Ministério Público deverá representar junto ao Tribunal de Justiça (TJAP) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o que é considerado golpe da Assembleia Legislativa que muda regras para eleição no órgão.

__
Golpe dos deputados contra o Ministério Público do Amapá  Golpe dos deputados contra o Ministério Público do Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, outubro 13, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD