Header AD

TRE suspende pesquisa do "Data Borges"

TRE-AP suspende divulgação de pesquisa eleitoral encomendada pelo jornal O Tabloide

O juiz eleitoral auxiliar, Cassius Clay, deferiu, nesta segunda-feira (22), liminar que suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral de intenções de voto para os cargos de governador e senador. O levantamento foi feito pela empresa R.G.C. Borges ME, encomendado pelo jornal O Tabloide. Em sua decisão, o magistrado entendeu que a pesquisa não atende aos requisitos exigidos pela legislação, pois foi realizada somente no município de Santana e seria divulgada em âmbito estadual.

A representação foi interposta pela coligação "Frente Popular a Favor do Amapá" (PSB/PT/PSOL/PCdoB). A pesquisa tem o número 012/2014 e a Representação Eleitoral nº 1822-46.2014.6.03.0000. A enquete, realizada no período de 16 a 17 de setembro, com 400 eleitores entrevistados, seria divulgada nesta terça (23).

Em sua decisão, o juiz observou ser inegável o efeito que as pesquisas eleitorais exercem no eleitorado, e que a enquete feita em apenas um município não se presta a refletir a intenção de votos em eleição de âmbito estadual, e pode, por influência local de um ou outro grupo político, beneficiar uma ou outra candidatura.

Com a decisão, o jornal O Tablóide, ou qualquer outro veículo de comunicação, está proibido de divulgar a pesquisa, por qualquer meio, até o julgamento definitivo da Representação, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil.

As informações sobre o registro de pesquisas eleitorais poderá ser consultada no Portal da Justiça Eleitoral na internet, no link http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/pesquisas-eleitorais-eleicoes-2014

ASCOM/TRE
__
TRE suspende pesquisa do "Data Borges" TRE suspende pesquisa do "Data Borges" Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, setembro 24, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD