Header AD

TRE suspende pesquisa do "Data Borges"

TRE-AP suspende divulgação de pesquisa eleitoral encomendada pelo jornal O Tabloide

O juiz eleitoral auxiliar, Cassius Clay, deferiu, nesta segunda-feira (22), liminar que suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral de intenções de voto para os cargos de governador e senador. O levantamento foi feito pela empresa R.G.C. Borges ME, encomendado pelo jornal O Tabloide. Em sua decisão, o magistrado entendeu que a pesquisa não atende aos requisitos exigidos pela legislação, pois foi realizada somente no município de Santana e seria divulgada em âmbito estadual.

A representação foi interposta pela coligação "Frente Popular a Favor do Amapá" (PSB/PT/PSOL/PCdoB). A pesquisa tem o número 012/2014 e a Representação Eleitoral nº 1822-46.2014.6.03.0000. A enquete, realizada no período de 16 a 17 de setembro, com 400 eleitores entrevistados, seria divulgada nesta terça (23).

Em sua decisão, o juiz observou ser inegável o efeito que as pesquisas eleitorais exercem no eleitorado, e que a enquete feita em apenas um município não se presta a refletir a intenção de votos em eleição de âmbito estadual, e pode, por influência local de um ou outro grupo político, beneficiar uma ou outra candidatura.

Com a decisão, o jornal O Tablóide, ou qualquer outro veículo de comunicação, está proibido de divulgar a pesquisa, por qualquer meio, até o julgamento definitivo da Representação, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil.

As informações sobre o registro de pesquisas eleitorais poderá ser consultada no Portal da Justiça Eleitoral na internet, no link http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/pesquisas-eleitorais-eleicoes-2014

ASCOM/TRE
__
TRE suspende pesquisa do "Data Borges" TRE suspende pesquisa do "Data Borges" Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, setembro 24, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD