Header AD

Reforma Política

MÍDIA IGNORA APOIO DE 7,7 MILHÕES À REFORMA POLÍTICA

Consulta organizada por 477 entidades durante sete dias contabilizou o voto de 7,7 milhões de brasileiros – mais de 6 milhões por meio de urnas físicas e 1,74 milhão pela internet – a favor de uma constituinte exclusiva para reforma política; "Parece claro que, assim como a grande mídia ignorou a consulta informal, os partidos e os caciques vão se opor à realização da constituinte exclusiva, embora existam propostas neste sentido", comenta Tereza Cruvinel, em nova coluna no 247; "O argumento das elites políticas já está elaborado", diz ainda, ao destacar o fato de que uma constituinte exclusiva "só teria sentido se deliberasse por metade mais um dos votos, embora isso não esteja expresso na consulta realizada"

247 – Apesar dos números expressivos – 7,7 milhões de brasileiros, sendo mais de 6 milhões por meio de urnas físicas e 1,74 milhão pela internet, votaram a favor de uma constituinte exclusiva para uma reforma política em plebiscito popular organizado por 477 entidades no começo de setembro – a mídia familiar ignorou a consulta, escreve Tereza Cruvinel, em nova coluna publicada em seu blog no 247.

"Parece claro que, assim como a grande mídia ignorou a consulta informal, os partidos e os caciques vão se opor à realização da constituinte exclusiva, embora existam propostas neste sentido", comenta Tereza. "O argumento das elites políticas já está elaborado", acrescenta a jornalista, ao trazer à tona o fato de que uma constituinte exclusiva "só teria sentido se deliberasse por metade mais um dos votos, embora isso não esteja expresso na consulta realizada".

"Já se pode ouvir o aviso de que 'não passará'", escreve a jornalista, em referência à aprovação da proposta no Congresso. "Mas se por maioria qualificada de 3/5 também não passa, estamos condenados a viver com este sistema que propicia baixa legitimidade, distorções na representação, caixa dois e corrupção?", questiona Tereza, que lembra que, se o povo quiser, a Casa pode ser levada a fazer mudanças necessárias e urgentes no sistema político-eleitoral.

Leia a íntegra de seu post em Plebiscito mostra forte apoio à reforma política.
__
Reforma Política Reforma Política Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, setembro 25, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD