Header AD

Coluna - João Silva

Coluna Política & Cidadania - João Silva

LUXO

Muito rica a campanha de Jozi Rocha e Mira Rocha, a dobradinha apoiada pelo cunhado e irmão Robson Rocha, homem que abre e fecha os cofres da Prefeitura de Santana. Quem está feia – e só não está pior porque o GEA botou asfalto novo na Claudio Lúcio e na Avenida do comércio, é a cidade de Santana, mais furada que tábua de pirulito e o pagamento dos servidores atrasado, ainda esperando que o prefeito Robson deslanche.

O Governo do Estado ainda reformou o Hospital de Santana encoberto por lanchonetes que o prefeito não tem coragem de remover, melhorou o sistema de abastecimento d’água e está construindo uma Praça na Vila Amazonas, que virou bairro, além dos  recursos que vem destinando à PMS, que ninguém sabe se estão sendo bem aplicados ou não.

PSOL DESMENTE

É trabalho de uma turminha encardida que instalou-se na mídia pra jogar pesado, pra ganhar dinheiro; espalharam que o vice de Camilo, enfermeiro Rinaldo Martins seria substituído pelo economista Charles Chelala, que chegou a se candidatar extraoficialmente ao Governo do Estado.

Não era nem é verdade. Em nota distribuída à imprensa o Diretório Regional do partido desmente categoricamente a notícia publicada em um blog e um jornal diário que faz oposição à esquerda no Amapá, claramente alinhado com José Sarney e as candidaturas de Waldez Goés (PDT) ao Governo e de Gilvam Borges (PMDB) ao Senado. O PSOL disse que tudo corre bem com o vice de Camilo, mais prestigiado do que nunca.

PERAÍ, DOUTOR!

Tem horas que eu penso que o doutor Papaléo perdeu o juízo, foi vencido pela canalice da política que o fez esquecer sua bata de médico sempre alva e respeitada, se deixando usar pelas más companhias que precisam dele para contrabalançar o peso dos crimes que carregam nas costas e pelos quais respondem perante a Justiça do Amapá.

Claro que o Papaléo não tem como salvar a saúde, muito menos em um suposto terceiro governo de Waldez Goés, homem que invadiu o contra cheque (e já foi condenado por isso) dos seus colegas servidores públicos do Estado e chefiou uma organização criminosa que impressionou o ministro Otavio Noronha acostumado a lutar contra coisa cabeluda.

Acho que o doutor Papaleo esqueceu que nos dois governos do Goés a saúde foi parar no CTI; secretários foram presos na Operação Pororoca, não houve investimentos de monta e os recursos públicos foram criminosamente drenados para longe das necessidades dos mais pobres, dos mais carentes.

SEGURANÇA PÚBLICA

O Governo Camilo continua investindo em segurança pública. Foi realizada na noite da quinta-feira passada, 4, a solenidade de promoção da Polícia Militar do Amapá. Ao todo, foram promovidos 356 profissionais, dentre praças (231) e oficiais (125), sendo sete deles promovidos ao posto maior da instituição. O evento aconteceu no quartel do Comando Geral da instituição, com o desfile de unidades militares.

As promoções e nomeações tiveram como objetivo valorizar, reconhecer e motivar os policiais militares que prestam serviço nos mais diversos municípios e localidades do Estado, especialmente os praças do quadro administrativo e combatente, os quais, obedecendo a critérios e merecimento, ascenderam à patente.

Para o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Nixon Kennedy, a promoção foi importante para o fortalecimento da Policia Militar e o combate ao crime. “Nos últimos três anos nós tivemos mais de 3.400 promoções na Polícia Militar, o que significa quase a quantidade de policias em atividade no Estado do Amapá, o que se estendeu à Policia Civil, aos servidores do IAPEN e Corpo de Bombeiros”, comentou.

QUEDA LIVRE

É o que acontece com Sarney, Roseana e Lobão, citados no escândalo da Petrobras. Por isso, é aguardado para até o meio da semana o afastamento do ministro Edson Lobão(PMDB) da pasta das Minas e Energia.

O núcleo político da presidente Dilma Roussef(PT) já está em tratativas com o comando do PMDB, partido do ministro. A informação circulou ontem entre membros do comitê de campanha de Dilma em Brasília e foi confirmada por jornalistas e duas lideranças do PT na Câmara Federal.

O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou à Polícia Federal que Lobão recebeu dinheiro de propina da estatal. Além disso, a Revista Veja revelou que uma doação ilegal de 30 milhões de reais foi feita ao ainda ministro. O dinheiro seria para o PMDB, mas teria sido desviado para a campanha de Lobão Filho, segundo informou a coluna Holofotes.

DEFESA DO CIDADÃO

Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado saem às ruas de Macapá para defender o cidadão, o meio-ambiente, o patrimônio público, a saúde, a cidadania, educação, infância, a mulher, o consumidor, a família e a realização de disputa justa nas eleições deste ano no Amapá. No sábado representantes das duas instituições faziam panfletagem na Cândido Mendes, estimulando a denuncia de abuso eleitoral por parte do eleitor.

A iniciativa aproxima o Ministério Público do cidadão e dos seus direitos. Antes, na sexta-feira (6/09), com apoio da sociedade, já havia acontecido, na Praça da Bandeira, a manifestação da Transparência Amapá contra a corrupção nas eleições de outubro, mostrando ao cidadão a necessidade de votar em candidatos confiáveis do ponto de vista ético e moral.

NA CAÇAPA

Evite a Beira-Rio no final de semana, quando é invadida por candidatos e coligações de todas as tendências políticas e um palmo de chão é ferozmente disputado por quem quer ser visto pelos eleitores; corre de tudo: panfletagem, cabos eleitorais embriagados fazendo abordagem indevida, um tranca rua daqueles; os mais prejudicados são os motoristas que querem apenas passar na orla em direção a outros pontos de Macapá, quer dizer, por absoluta necessidade<>Disputa desigual não é legal, diz institucional do Ministério Público federal, e com toda razão; é o que se reclama dos abusos cometidos pelas emissoras da família Borges querendo se beneficiar do seu império de comunicação<> José Sarney passou o domingo em Macapá, certamente dando ordem ao séquito, enquanto faz de tudo para tentar parar o governo Camilo<>Davi Alcolumbre está anunciando verba de emenda parlamentar para a construção da chamada rodovia do Pacoval, que ajudaria em muito a desafogar o trânsito entre a Zona Norte, o Centro e a Zona Sul de Macapá<>Davi segue com boas chances, mas precisa conseguir a unidade política da família Alcolumbre em torno da sua candidatura<>Dora, candidata da esquerda, empina com a união do PT do Amapá, uma vitória da habilidade da candidata junto a nomes importantes da legenda, que resolveram entrar de cabeça na sua campanha<>Por hoje é só.

http://joaosilvaap.com.br/

__
Coluna - João Silva Coluna - João Silva Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, setembro 08, 2014 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD