Header AD

Pesquisa dos Borges: engodo estatístico

Pesquisa eleitoral: a ciência exata dos números foge a regra no Amapá

a ciência exata dos números foge a regra no Amapá - reprodução
Pesquisa dos Borges mais confunde do que esclarece sobre a corrida ao Setentrião- reprodução
Por Paulo R Almeida

A primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo do Amapá, divulga nesta terça-feira, 5, é de deixar qualquer cidadão confuso, caso leia ao mesmo tempo os jornais do Dia e a Gazeta. É que cada um trás um número diferente sobre o mesmo assunto.

Em ambos o candidato Waldez aparece em primeiro lugar. No entanto, no Jornal do Dia ele tem 35,66% das intenções de votos e na Gazeta 32,86%. Mas, o que chama a atenção é o segundo colocado. Cada um dos jornais optou por um candidato diferente. Em a Gazeta, o escolhido foi Lucas Barreto com 11,66% dos votos, no Jornal do Dia quem está em segundo é Camilo com 12,35%.

O interessante é que a partir do terceiro colocado os números  são praticamente iguais. Jorge Amanajas num jornal tem 8,35%, noutro aparece com 8,62%.O único que empatou nos dois periódicos foi Bruno Mineiro cravando 6,76%.

A pesquisa foi divulgada junto ao TRE/AP leva o número 00001/2014 e a empresa responsável pela pesquisa é a RGC Borges/ME. O contratante foi o jornal O Tablóide. É justamente aí que a ciência exata dos números foge a regra no Amapá. A empresa responsável pela pesquisa, Jornal o Tablóide, pertence à família de Gilvam Borges (PMDB) também candidato ao Senado.

A assessoria jurídica da candidata ao Senado, Dora Nascimento, ainda entrou com pedido de impugnação da pesquisa, que negada Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) e o motivo não poderia ser outro.

“O endereço do jornal o Tablóide é o mesmo onde funciona a TV Tucuju, emissora que pertence à família do ex- senador Gilvam Borges ou seja, isso por si só retira completamente a credibilidade da referida pesquisa eleitoral, melhor dizendo, não é preciso ser muito inteligente para perceber que a pesquisa irá beneficiar o Gilvam Borges”, argumenta a advogada Sandra Oliveira.

Em relação à preferência para o Senado, a pesquisa divulgada nos dois periódicos revelou que Gilvam Borges tem a preferência do eleitorado amapaense, sendo seguido dor David e Dora.
_
Pesquisa dos Borges: engodo estatístico Pesquisa dos Borges: engodo estatístico Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, agosto 06, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD