Header AD

Pesquisa dos Borges: engodo estatístico

Pesquisa eleitoral: a ciência exata dos números foge a regra no Amapá

a ciência exata dos números foge a regra no Amapá - reprodução
Pesquisa dos Borges mais confunde do que esclarece sobre a corrida ao Setentrião- reprodução
Por Paulo R Almeida

A primeira pesquisa de intenção de votos para o Governo do Amapá, divulga nesta terça-feira, 5, é de deixar qualquer cidadão confuso, caso leia ao mesmo tempo os jornais do Dia e a Gazeta. É que cada um trás um número diferente sobre o mesmo assunto.

Em ambos o candidato Waldez aparece em primeiro lugar. No entanto, no Jornal do Dia ele tem 35,66% das intenções de votos e na Gazeta 32,86%. Mas, o que chama a atenção é o segundo colocado. Cada um dos jornais optou por um candidato diferente. Em a Gazeta, o escolhido foi Lucas Barreto com 11,66% dos votos, no Jornal do Dia quem está em segundo é Camilo com 12,35%.

O interessante é que a partir do terceiro colocado os números  são praticamente iguais. Jorge Amanajas num jornal tem 8,35%, noutro aparece com 8,62%.O único que empatou nos dois periódicos foi Bruno Mineiro cravando 6,76%.

A pesquisa foi divulgada junto ao TRE/AP leva o número 00001/2014 e a empresa responsável pela pesquisa é a RGC Borges/ME. O contratante foi o jornal O Tablóide. É justamente aí que a ciência exata dos números foge a regra no Amapá. A empresa responsável pela pesquisa, Jornal o Tablóide, pertence à família de Gilvam Borges (PMDB) também candidato ao Senado.

A assessoria jurídica da candidata ao Senado, Dora Nascimento, ainda entrou com pedido de impugnação da pesquisa, que negada Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) e o motivo não poderia ser outro.

“O endereço do jornal o Tablóide é o mesmo onde funciona a TV Tucuju, emissora que pertence à família do ex- senador Gilvam Borges ou seja, isso por si só retira completamente a credibilidade da referida pesquisa eleitoral, melhor dizendo, não é preciso ser muito inteligente para perceber que a pesquisa irá beneficiar o Gilvam Borges”, argumenta a advogada Sandra Oliveira.

Em relação à preferência para o Senado, a pesquisa divulgada nos dois periódicos revelou que Gilvam Borges tem a preferência do eleitorado amapaense, sendo seguido dor David e Dora.
_
Pesquisa dos Borges: engodo estatístico Pesquisa dos Borges: engodo estatístico Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, agosto 06, 2014 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD