Header AD

Mesmo suspensa pela Justiça, "O Dia" e "A Gazeta" publicam pesquisa irregular

Os jornais "A Gazeta" e "O Dia" publicam pesquisa dos Borges em Santana depois de ser proibida pela Justiça Eleitoral 

Justiça Eleitoral proíbe mais uma pesquisa realizada pelo jornal o Tablóide e pela R.G.C Borges - reprodução

A juíza Eleitoral, Eleusa Muniz, acatou a Ação da coligação Frente Popular (PSB/PT/PSOL/PCdoB) e proíbe divulgação da pesquisa dos Borges realizada pelo jornal o Tablóide e pela empresa R.G.C. Borges em Santana. Dentre as irregularidades, havia ausência de controle interno de fiscalização; a falta de controle de aplicação dos questionários, além de vício na indicação de campo de abrangência, pois a pesquisa só pode ser restrita a Macapá quando indica abrangência no Estado do Amapá. A suposta "pesquisa" foi publicada na edição deste domingo de A Gazeta e de O Dia.

Os dados contêm os mesmos vícios da consulta de quinze dias atrás. "O que eles fizeram foi apenas mudar os números. A primeira era 002/2014 e essa é 004/2014. Ocorre que nas duas situações os juízes perceberam a falta de isenção para a realização da pesquisa, por inúmeros fatores, um deles, falhas nos questionários e também pelo fato da empresa contratante ser de propriedade de um parente de um candidato ao Senado Federal", disse o advogado da coligação, Sandra Oliveira.

Neste caso em questão, o juiz Cassius Clay, escreveu em sua sentença: "Outro ponto que nos causa estranheza diz respeito à disposição dos nomes dos candidatos nos questionários de pesquisa e nos discos de indução. Podemos notar, tanto em relação ao cargo de Senado, quanto de governador, claro privilégio a dois candidatos, cujos nomes estão dispostos na parte superior dos seus discos e seus adversários melhor avaliados, nas demais pesquisas eleitorais, na parte inferior dos referidos discos", escreveu o magistrado.

O magistrado diz ainda que os nomes deveriam ser apresentados horizontalmente, de modo que não houvesse privilégios. Agora a coligação Frente Popular a Favor da Mudança fará uma representação criminal, nesta segunda-feira, 18, contra a empresa que contratou a pesquisa e desobedeceu uma ordem judicial e também contra os jornais, que tinham conhecimento da decisão.

"A intenção desses grupos é atrapalhar o processo eleitoral influenciando diretamente na opinião do eleitor e isso precisa acabar. Ninguém que despeita a Justiça pode ficar impune", declarou a advogada.

(Com informações do MZ Portal)

__
Mesmo suspensa pela Justiça, "O Dia" e "A Gazeta" publicam pesquisa irregular Mesmo suspensa pela Justiça, "O Dia" e "A Gazeta" publicam pesquisa irregular Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, agosto 17, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD