Header AD

Posse dos gestores eleitos democraticamente

Gestão democrática: diretores escolhidos pela comunidade escolar são empossados

Governador empossa novos gestores eleitos democraticamente pela comunidade escolar - reprodução
Um antigo sonho das comunidades escolares do Amapá foi concretizado na manhã desta terça-feira, 17, no Palácio do Setentrião. Foi lá que o governador Camilo Capiberibe empossou os primeiros gestores de escolas escolhidos por estudantes, pais de alunos, professores e outros funcionários, no processo inicial de implantação da Gestão Democrática.

Os diretores, diretores-adjuntos e secretários escolares foram eleitos no último dia 6, em escolas nos municípios de Macapá e Santana. Implantado pelo Governo do Amapá, o projeto permite à comunidade decidir quem vai comandar os estabelecimentos públicos de ensino por um período de três anos, que pode ser renovado em caso de reeleição.


Para a Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana, foram escolhidos, respectivamente, para os cargos de diretor, diretor-adjunto e secretário escolar: Luizinho Shuersosvski, Josenildo Monteiro, Luzinete Barbosa. Igualmente, na Escola Estadual Deusolina Salles Farias: Maria Estela Farias, Rubenício Correa, e Maria do Socorro Sfair. Na Escola Estadual Azevedo Costa: Josinei Moreira, Tana Pinon, e Cruyff Guimarães. E na Escola Estadual Gonçalves Dias foram escolhidas como diretora e secretária escolar as professoras Edna Palmeirim e Lina Rosa Silva.


"A partir de agora, a gestão escolar é compartilhada, a comunidade também é responsável direta pela Educação, juntamente com os conselhos escolares. Não temos dúvida que a qualidade no ensino vai melhorar com a comunidade participando diretamente das decisões sobre a escola. Com o projeto Gestão Democrática, a educação do Amapá inicia um novo processo, uma nova fase", analisou o governador Camilo Capiberibe.

O chefe do Executivo também anunciou que, até o fim da primeira quinzena de julho, vai anunciar quais serão os próximos estabelecimentos de ensino da rede pública a receber o processo de Gestão Democrática. Ele também agradeceu às parcerias para o sucesso do projeto. "Quero ressaltar o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), que disponibilizou urnas eletrônicas nos colégios e ao Sinsepeap [Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá] no processo de construção dessa política", evidenciou o governador.

A secretária de Educação, Elda Araújo, lembrou que as escolas de todo o Estado também terão seus diretores escolhidos democraticamente até 2015. "São mais de 400 escolas que temos no Amapá, portanto levará um tempo até chegarmos com o processo de votação a todas elas. Mas, a gestão compartilhada chegará a todas as escolas do Estado", garantiu.

Eleita diretora da Escola Gonçalves Dias, a professora Edna Palmeirim ressaltou a credibilidade da Gestão Democrática ao citar o rigoroso processo que selecionou os candidatos aptos. "Fizemos cursos de gestores, fomos avaliados em frequência, critérios de lotação na escola pelo menos há um ano, tempo de efetividade como servidor, entre outros. Esta eleição destacou a voz da comunidade, e a confiança do governo na participação dela na administração escolar", enfatizou.


Homenagem

Durante a cerimônia de posse dos gestores escolares eleitos, o governo homenageou a professora Ana Alves de Oliveira pelos mais de 30 anos de serviços dedicados à Educação amapaense. Ela recebeu das mãos da secretária Elda Araújo uma peça de artesanato que simboliza o reconhecimento do magistério.

O governo do Amapá homenageou a professora Ana Alves de Oliveira pelos mais de 30 anos de serviços dedicados à educação amapaense

Chamada pública

Ainda na solenidade, Camilo Capiberibe anunciou a 5ª chamada do concurso público da Educação, realizado em 2012 e, também, a data de posse para mais 200 professores que foram convocados na 4ª chamada do certame: dia 23. "Já autorizei a quinta chamada do concurso da Educação, estamos fazendo somente um estudo de impacto na folha de pagamento para sabermos quantos profissionais será possível convocar", explicou o governador.

ASCOM/GEA
_
Posse dos gestores eleitos democraticamente Posse dos gestores eleitos democraticamente Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, junho 18, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD