Header AD

Convenções Partidárias

Eleições 2014: prazo para realização de Convenções Partidárias inicia nesta terça-feira (10)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informa que, a partir desta terça-feira (10),  inicia o prazo para a realização de Convenções Partidárias, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo estabelece o Calendário Eleitoral, na Resolução TSE nº 23.390/2013. A ação consiste em assembléias formadas pelos filiados de partidos políticos e visa escolher, dentre os mesmos, aqueles que concorrerão aos cargos eletivos nas Eleições 2014.

Também nas convenções é determinada a formação de coligações, fixação do limite de gastos dos candidatos e sorteio dos números com os quais irão concorrer. As agremiações partidárias poderão realizar os encontros até o dia 30 deste mês.

Para a realização dos eventos, é permitido o uso gratuito de prédios públicos e particulares, desde que comuniquem ao responsável pelo local, no mínimo, 72h antes do evento. Mas o partido deverá ser responsabilizado caso ocorram danos ao patrimônio. Se houver coincidência de data para a realização do evento, terá prioridade o partido que solicitar primeiro.

Após a definição dos candidatos em convenção, será redigida uma Ata com os nomes dos escolhidos, assinada por todos, que será encaminhada pelo partido à Justiça Eleitoral.

Se o estatuto do partido não fizer menção às normas para a escolha e substituição de candidatos e formação de coligações, o órgão nacional decidirá a respeito e providenciará a publicação da decisão no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), em até 180 dias antes da eleição (8 de abril de 2014). Depois disso, é só comunicar ao TSE antes da realização das convenções.

Os partidos e coligações devem atentar aos percentuais de candidatos na razão de 70% para um e 30% para outro sexo, sob risco de indeferimento do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) e, consequentemente, de todos os candidatos a ele vinculados.

É na convenção que serão determinadas a forma como o partido irá concorrer às eleições: isolado ou se fará coligações. As regras para a formação de alianças foram estabelecidas no artigo 5º da Resolução TSE nº 23.405/2014.

ASCOM/TRE
_
Convenções Partidárias Convenções Partidárias Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, junho 09, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD