Header AD

Arraial ameaçado

MPF/AP quer suspensão imediata do Arraial da Beira-Rio

Ação com pedido de liminar foi ajuizada na quarta-feira, 25 de junho

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) quer  a suspensão imediata do III Arraial da Beira-Rio. A estrutura montada para o evento, no entorno da Fortaleza de São José, apresenta inúmeras irregularidades. Entre elas, impede a visibilidade do patrimônio tombado. A ação civil pública, com pedido de liminar, foi ajuizada na quarta-feira, 25 de junho.

Na ação, o MPF/AP ressalta que os organizadores do evento agiram contra a lei ao promover a edificação de estruturas no entorno da Fortaleza sem autorização e em desrespeito a embargo do Iphan. Para conseguir autorização, apresentaram projeto adequado ao exigido pelo instituto. Porém, executaram obras distintas e causaram dano ao bem. A constatação foi feita em vistoria realizada pelo Iphan na última segunda-feira, 23 de junho.

Para o MPF, Estado e Ligajap cometeram fraude e agiram de má-fé. Por esse motivo, pede à Justiça Federal a paralisação imediata do evento. A instituição quer, também, a desmontagem de tendas, coberturas e outras estruturas apontadas pelo Iphan como irregulares.

Trecho de nota técnica do Iphan destaca: “Não existe sentido em realizar eventos à base da muralha do maior patrimônio cultural do Estado, se for para escondê-lo atrás (...) de metal e lona, ou qualquer outro tipo de estrutura que não dialogue com a imponência que a Fortaleza possui”.

Recomendação – Na última semana, o MPF/AP recomendou ao Estado e à Ligajap observar e atender as exigências técnicas do Iphan para adequar a estrutura física do evento. O prazo estipulado para cumprimento da recomendação foi de 48 horas, sob pena de medidas judiciais.

ASCOM/MPF
_
Arraial ameaçado Arraial ameaçado Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, junho 26, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD