Header AD

Racismo no futebol

Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é detido e depois liberado

O Globo
Daniel Alves, que comeu a banana durante o jogo, e Neymar, que entrou na campanha contra o racismo
Foto: Manu Fernandez / AP
RIO - O torcedor que atirou uma banana em Daniel Alves durante o jogo de domingo, entre Villarreal e Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, foi detido nesta quarta-feira pela polícia na Espanha. David Campayo Lleo, de 26 anos, foi liberado após prestar depoimento e ficará "em liberdade com encargos" enquanto o juiz responsável pelo processo analisa o caso. Lleo, que era funcionário do Villarreal e trabalhava na comissão técnica de uma das equipes de base, foi demitido pelo clube.

O torcedor poderá pegar até três anos de prisão, se for condenado. Essa é a pena prevista no código penal espanhol para os que “provocarem a discriminação, o ódio ou a violência contra grupos ou associações, por motivos racistas, antissemitas e outros referentes à ideologia, religião ou crenças, situação familiar, etnia ou raça, origem nacional, sexo, orientação sexual ou enfermidade”.

Embora Lleo ele tenha se mostrado arrependido da atitude racista, o clube já havia decidido retirar o seu carnê de sócio e bani-lo do estádio El Madrigal por toda a vida.

A reação inusitada de Daniel Alves provocou uma campanha pelas redes sociais envolvendo artistas e jogadores de futebol. Depois foi revelado que a campanha foi criada por uma agência de publicidade, o que gerou críticas do movimento negro. Em entrevista, o lateral da seleção brasileira disse que a reação dele foi “espontânea”.
_
Racismo no futebol Racismo no futebol Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 30, 2014 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD