Header AD

Racismo no futebol

Torcedor que atirou banana em Daniel Alves é detido e depois liberado

O Globo
Daniel Alves, que comeu a banana durante o jogo, e Neymar, que entrou na campanha contra o racismo
Foto: Manu Fernandez / AP
RIO - O torcedor que atirou uma banana em Daniel Alves durante o jogo de domingo, entre Villarreal e Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, foi detido nesta quarta-feira pela polícia na Espanha. David Campayo Lleo, de 26 anos, foi liberado após prestar depoimento e ficará "em liberdade com encargos" enquanto o juiz responsável pelo processo analisa o caso. Lleo, que era funcionário do Villarreal e trabalhava na comissão técnica de uma das equipes de base, foi demitido pelo clube.

O torcedor poderá pegar até três anos de prisão, se for condenado. Essa é a pena prevista no código penal espanhol para os que “provocarem a discriminação, o ódio ou a violência contra grupos ou associações, por motivos racistas, antissemitas e outros referentes à ideologia, religião ou crenças, situação familiar, etnia ou raça, origem nacional, sexo, orientação sexual ou enfermidade”.

Embora Lleo ele tenha se mostrado arrependido da atitude racista, o clube já havia decidido retirar o seu carnê de sócio e bani-lo do estádio El Madrigal por toda a vida.

A reação inusitada de Daniel Alves provocou uma campanha pelas redes sociais envolvendo artistas e jogadores de futebol. Depois foi revelado que a campanha foi criada por uma agência de publicidade, o que gerou críticas do movimento negro. Em entrevista, o lateral da seleção brasileira disse que a reação dele foi “espontânea”.
_
Racismo no futebol Racismo no futebol Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 30, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD