Header AD

Preconceito

MPF recomenda e Unifap retira exigência de teste de HIV para aprovados em concurso

Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF/AP), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) cancelou exigência de teste de HIV para aprovados nos cargos da carreira técnico-administrativa em Educação. A sorologia constava na relação de exames solicitados no aviso de convocação do concurso regido pelo Edital nº 15/2013. O documento emitido pelo MPF/AP na segunda-feira, 31 de março, foi cumprido de imediato.

A instituição tomou conhecimento do assunto por meio de denúncia anônima e por ofício da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. Para o MPF/AP, obrigar a testagem fere a Constituição Federal, normas infraconstitucionais e internacionais que pretendem eliminar preconceito e discriminação. A CF estabelece que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas". Além disso, defende a promoção do bem de todos "sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

A Nota Técnica nº 158/2013, do Ministério da Saúde, é contrária ao exame obrigatório de HIV para admissões em cargos e empregos públicos, assim como na iniciativa privada. O documento esclarece que a testagem deve ser sempre voluntária, confidencial e sigilosa. No mesmo sentido, resolução do Conselho Federal de Medicina veda a realização compulsória de sorologia para HIV.

O MPF/AP recomenda, ainda, a suspensão da exigência nos editais dos próximos concursos públicos promovidos pela Unifap, bem como em avisos de convocação. O descumprimento da orientação pode caracterizar inobservância de norma de ordem pública. Neste caso, o MPF/AP vai propor ações judiciais cabíveis.

Confira a íntegra do documento.
ASCOM/MPF
_
Preconceito Preconceito Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 02, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD