Header AD

Crise PT/PMDB

Amapá estaria no foco da crise PMDB e PT, diz Folha

De acordo com matérias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, assinada pela jornalista Gabriela Guerreiro e Márcio Falcão, o Amapá estaria entre os principais problemas dentro da atual crise do PMDB do senador José Sarney e o PT da presidente Dilma Roussef; A razão são as alianças partidárias referentes as eleições de 2014

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha, o principal foco da tensão estaria na montagem das candidaturas estaduais, especialmente no Amapá, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio de Janeiro. Os insatisfeitos somam mais de 50% dos 742 votos da convenção do PMDB que pode ser antecipada para abril para pressionar o governo. Rio de Janeiro reúne 74 votos, Amapá e Maranhão do Sarney 50 votos, Ceará 58, Bahia 21 e Paraná 52.

De acordo com a Folha o presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) disse que tentará "negociar até o limite" para acabar com a crise entre PT e lideranças do PMDB, deflagrada durante o Carnaval. Com críticas a lideranças petistas que acusaram peemedebistas de "chantagem" por cargos no primeiro escalão do governo, Raupp disse que os dois partidos precisam "discutir a relação". "Todo casamento chega um ponto em que precisa discutir a relação.

O presidente do PMDB não descarta antecipar a convenção nacional do partido para abril, quando seria rediscutida a aliança nacional da sigla com o PT. Várias alas peemedebistas defendem que a convenção ocorra em abril, e não em junho, diante da troca de farpas entre as duas legendas.

A Folha não detalha, mas a razão do Amapá aparecer na lista da crise é a intenção do senador José Sarney de concorrer novamente ao senado com o apoio do PT do Amapá. O projeto de Sarney não tem apoio do diretório do PT amapaense e de grande parte dos militantes do partido que apoiam o nome da vice-governadora Dora Nascimento (PT), como candidata ao senado. Dora teria também o apoio do governador Camilo Capiberibe (PSB) e da direção do PCdoB.

Sarney ainda não declarou publicamente se pretende concorrer a reeleição, mas recentemente durante entrevista ao jornal Diário do Amapá disse que para o PMDB a aliança com o PT no Amapá está entre as prioridades da legenda. O senador estaria pressionando Dilma e a direção nacional do PT para reverter o quadro no Amapá.

(Fonte: Amapá 247)
_
Crise PT/PMDB Crise PT/PMDB Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, março 09, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD