Header AD

Crise PT/PMDB

Amapá estaria no foco da crise PMDB e PT, diz Folha

De acordo com matérias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo, assinada pela jornalista Gabriela Guerreiro e Márcio Falcão, o Amapá estaria entre os principais problemas dentro da atual crise do PMDB do senador José Sarney e o PT da presidente Dilma Roussef; A razão são as alianças partidárias referentes as eleições de 2014

Segundo o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha, o principal foco da tensão estaria na montagem das candidaturas estaduais, especialmente no Amapá, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio de Janeiro. Os insatisfeitos somam mais de 50% dos 742 votos da convenção do PMDB que pode ser antecipada para abril para pressionar o governo. Rio de Janeiro reúne 74 votos, Amapá e Maranhão do Sarney 50 votos, Ceará 58, Bahia 21 e Paraná 52.

De acordo com a Folha o presidente do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) disse que tentará "negociar até o limite" para acabar com a crise entre PT e lideranças do PMDB, deflagrada durante o Carnaval. Com críticas a lideranças petistas que acusaram peemedebistas de "chantagem" por cargos no primeiro escalão do governo, Raupp disse que os dois partidos precisam "discutir a relação". "Todo casamento chega um ponto em que precisa discutir a relação.

O presidente do PMDB não descarta antecipar a convenção nacional do partido para abril, quando seria rediscutida a aliança nacional da sigla com o PT. Várias alas peemedebistas defendem que a convenção ocorra em abril, e não em junho, diante da troca de farpas entre as duas legendas.

A Folha não detalha, mas a razão do Amapá aparecer na lista da crise é a intenção do senador José Sarney de concorrer novamente ao senado com o apoio do PT do Amapá. O projeto de Sarney não tem apoio do diretório do PT amapaense e de grande parte dos militantes do partido que apoiam o nome da vice-governadora Dora Nascimento (PT), como candidata ao senado. Dora teria também o apoio do governador Camilo Capiberibe (PSB) e da direção do PCdoB.

Sarney ainda não declarou publicamente se pretende concorrer a reeleição, mas recentemente durante entrevista ao jornal Diário do Amapá disse que para o PMDB a aliança com o PT no Amapá está entre as prioridades da legenda. O senador estaria pressionando Dilma e a direção nacional do PT para reverter o quadro no Amapá.

(Fonte: Amapá 247)
_
Crise PT/PMDB Crise PT/PMDB Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on domingo, março 09, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD