Header AD

Camilo entrega serviços de banda larga à população

Governo do Estado realiza sonho do amapaense: internet por fibra ótica mais rápida e barata

Dia que muitos consideram histórico - segunda-feira 17 de março de 2014 - o dia em que o governo do Estado entrega para os amapaenses os benefícios da banda larga. Contudo, para se chegar até este momento foi necessário um intenso e perseverante trabalho que começou lá atrás no início de 2011. Antes disso, porém, a internet banda larga foi promessa de campanha de Camilo nas eleições de 2010.

No evento concorrido hoje pela manhã no teatro das Bacabeiras, o governador e o diretor de Política Regulatória da Oi, Carlos Cidade, inauguraram a banda larga por fibra óptica no Estado depois de mais mais de três anos de trabalhos. Finalmente a internet de alta velocidade torna-se realidade. E foi possível através da parceria Público-Privada GEA/Oi, com a importante participação da empresa guianense Guayacom.

A partir de agora, os internautas amapaenses têm à disposição novas opções de acesso à rede mundial de dados através de pacotes e promoções da Oi, que ofertará ao Estado internet de 1, 2 e 5 MB a valores mais em conta (www.oi.com.br) que os praticados no mercado local, segundo a empresa.

A partir da nova infraestrutura de comunicação, a internet em alta velocidade – antes disponível apenas via satélite ou rádio – chega, de imediato, a sete municípios do Estado: Macapá, Oiapoque, Calçoene, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá e Santana. Nos próximos meses, a rede será estendida a Itaubal, Cutias, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio, totalizando cobertura de 85% dos usuários amapaenses

O governador Camilo Capiberibe evidenciou que a redução dos preços pelo serviço é fruto da parceria construída com a empresa de telecomunicações e a chegada da banda larga representa o sucesso das negociações de cooperação internacional com a vizinha Guiana Francesa – de onde vêm os 800 quilômetros de cabos ópticos que compõem a rede Caiena-Macapá.

"Com internet de qualidade, nós, do governo, poderemos melhorar os serviços. Por exemplo, na Saúde, temos uma iniciativa pioneira, que é o serviço de telemedicina. Com a banda larga, vamos conectar o Hospital de Emergência de Macapá ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, proporcionando, a distância, um suporte nas consultas médicas, diagnósticos de exames, por exemplo. Na Educação, poderemos levar o ensino superior ao interior do Estado, através da graduação a distância. Na Segurança Pública, a internet mais potente vai otimizar o nosso sistema de videomonitoramento que estamos implantando na capital, em Santana e no Sul do Estado. Agora o Poder Público, a iniciativa privada e o consumidor final têm a tecnologia necessária para o desenvolvimento", completou o governador.

Camilo também agradeceu ao empenho político do Legislativo estadual e da bancada federal amapaense na concretização do projeto. Além dos parlamentares, estavam na solenidade de lançamento da banda larga lideranças indígenas, as quais Camilo Capiberibe fez questão de citar a importância no processo de implantação da rede de fibra óptica.

No evento de inauguração estiveram presentes autoridades políticas, a imprensa, artistas, estudantes e profissionais de TI. (créditos fotos-Cerimonial do Setentrião)












(Com informações da Agência Amapá)
_
Camilo entrega serviços de banda larga à população Camilo entrega serviços de banda larga à população Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, março 17, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD