Header AD

Camilo entrega serviços de banda larga à população

Governo do Estado realiza sonho do amapaense: internet por fibra ótica mais rápida e barata

Dia que muitos consideram histórico - segunda-feira 17 de março de 2014 - o dia em que o governo do Estado entrega para os amapaenses os benefícios da banda larga. Contudo, para se chegar até este momento foi necessário um intenso e perseverante trabalho que começou lá atrás no início de 2011. Antes disso, porém, a internet banda larga foi promessa de campanha de Camilo nas eleições de 2010.

No evento concorrido hoje pela manhã no teatro das Bacabeiras, o governador e o diretor de Política Regulatória da Oi, Carlos Cidade, inauguraram a banda larga por fibra óptica no Estado depois de mais mais de três anos de trabalhos. Finalmente a internet de alta velocidade torna-se realidade. E foi possível através da parceria Público-Privada GEA/Oi, com a importante participação da empresa guianense Guayacom.

A partir de agora, os internautas amapaenses têm à disposição novas opções de acesso à rede mundial de dados através de pacotes e promoções da Oi, que ofertará ao Estado internet de 1, 2 e 5 MB a valores mais em conta (www.oi.com.br) que os praticados no mercado local, segundo a empresa.

A partir da nova infraestrutura de comunicação, a internet em alta velocidade – antes disponível apenas via satélite ou rádio – chega, de imediato, a sete municípios do Estado: Macapá, Oiapoque, Calçoene, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Amapá e Santana. Nos próximos meses, a rede será estendida a Itaubal, Cutias, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio, totalizando cobertura de 85% dos usuários amapaenses

O governador Camilo Capiberibe evidenciou que a redução dos preços pelo serviço é fruto da parceria construída com a empresa de telecomunicações e a chegada da banda larga representa o sucesso das negociações de cooperação internacional com a vizinha Guiana Francesa – de onde vêm os 800 quilômetros de cabos ópticos que compõem a rede Caiena-Macapá.

"Com internet de qualidade, nós, do governo, poderemos melhorar os serviços. Por exemplo, na Saúde, temos uma iniciativa pioneira, que é o serviço de telemedicina. Com a banda larga, vamos conectar o Hospital de Emergência de Macapá ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, proporcionando, a distância, um suporte nas consultas médicas, diagnósticos de exames, por exemplo. Na Educação, poderemos levar o ensino superior ao interior do Estado, através da graduação a distância. Na Segurança Pública, a internet mais potente vai otimizar o nosso sistema de videomonitoramento que estamos implantando na capital, em Santana e no Sul do Estado. Agora o Poder Público, a iniciativa privada e o consumidor final têm a tecnologia necessária para o desenvolvimento", completou o governador.

Camilo também agradeceu ao empenho político do Legislativo estadual e da bancada federal amapaense na concretização do projeto. Além dos parlamentares, estavam na solenidade de lançamento da banda larga lideranças indígenas, as quais Camilo Capiberibe fez questão de citar a importância no processo de implantação da rede de fibra óptica.

No evento de inauguração estiveram presentes autoridades políticas, a imprensa, artistas, estudantes e profissionais de TI. (créditos fotos-Cerimonial do Setentrião)












(Com informações da Agência Amapá)
_
Camilo entrega serviços de banda larga à população Camilo entrega serviços de banda larga à população Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, março 17, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD