Header AD

Posse do juiz Fábio Lobato Garcia completa corte do TRE/AP

Presidente do TRE-AP empossa novo Juiz e completa Corte Eleitoral


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Desembargador Raimundo Vales, empossou, durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (29), no Plenário do TRE-AP, o advogado Fábio Lobato Garcia como Juiz Titular na vaga de jurista. O magistrado foi nomeado pela presidente do Brasil, Dilma Roussef, para o cargo anteriormente ocupado pelo Juiz Gerônimo Acácio.

A partir de agora, Fábio Lobato integra a Corte Judicial e Administrativa, com a missão de relatar e julgar, em colegiado, os processos eleitorais a ele distribuídos. Ele e o Juiz Vicente Gomes, empossado na semana passada, são os titulares das duas vagas de juízes classistas, ambos com mandato de dois anos. O suplente da categoria é o Juiz Cassius Clay.

“ Estou muito feliz pelo Tribunal agora estar completo. Nós cuidamos da parte mais sensível da do processo democrático. Esta Corte que zela pela lisura das Eleições e para que prevaleça o voto da população. Justiça Eleitoral e Democracia estão unidos umbilicalmente. Que o Juiz Fábio Lobato seja bem-vindo”, ponderou o Presidente Raimundo Vales.

Sobre o Juiz Fábio Lobato 

Fabio Lobato é paraense. Formou-se em Direito pela Universidade da Amazônia (Unama) em dezembro de 2000, mesmo ano em que ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Pará. O advogado possui Pós Graduação Lato Sensu pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), de São Paulo; Em Direito Eleitoral, pela  Universidade do Sul (Unisul) de Santa Catarina e em Direito Eleitoral pela Universidade Anhanguera (Uniderp), por meio do sistema LFG de ensino à distância.

O magistrado é autor de diversos artigos na área do Direito Eleitoral, e Palestrante em vários eventos dentro da área de Direito Processual e Eleitoral. Também atuou como advogado, professor universitário e ocupou cargos na administração pública. Também recebeu Títulos de Honra ao Mérito e Cidadão Amapaense.

“Irei desempenhar essa nova função com segurança, compromisso, honra e honestidade, como em toda a minha carreira no Direito”, ressaltou o Juiz Fábio Lobato.

Escolha de juízes classistas e Composição do TRE 

A seleção de juízes classistas para o TRE é feita após o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que escolhe três nomes na lista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com nomes de dez ou mais profissionais aptos a exercer a função. A listagem é enviada ao Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) e por fim o magistrado é escolhido pela Presidente da República.

Todos os juízes dos TRE’s e TSE são temporários, com mandatos de dois anos. A corte do TRE-AP conta com dois Desembargadores: Raimundo Vales (Presidente), Agostino Silvério Junior (Vice-Presidente Corregedor); uma Juíza Federal: Lívia Peres; dois Juízes Estaduais: Juiz Ernesto Collares e Juíza Elayne Cantuária; e dois advogados, Vicente Gomes  e Fábio Lobato.

Na ausência dos titulares, Juízes substitutos ocupam suas vagas. São eles: Juiz Federal Anselmo Gonçalves; Desembargadora Sueli Pini; Juíza de Direito Stella Ramos e Cassius Clay, da OAB.  Também tem assento no Tribunal o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Miguel Lima, na sua ausência, a Dra. Helen Ribeiro Abreu, Procuradora Regional Eleitoral substituta.

Além dos membros do TRE-AP, a posse foi prestigiada pelo Presidente do Tjap, Desembargador Luiz Carlos, Desembargador Constantino Braúna, o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Miguel Lima, a Dra. Helen Ribeiro Abreu, Procuradora Regional Eleitoral substituta, pelo Deputado Federal Luiz Carlos, advogados, familiares do Juiz Fábio Lobato, servidores da Justiça Eleitoral, imprensa e sociedade civil.
ASCOM/TRE
__
Posse do juiz Fábio Lobato Garcia completa corte do TRE/AP Posse do juiz Fábio Lobato Garcia completa corte do TRE/AP Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, janeiro 29, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD