Header AD

O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional

Orquestra Quilombola do Curiáu colhe seus primeiros frutos e emociona o Brasil

Agência Amapá/Núcleo de Jornalismo

Lançada em outubro de 2012, a 1ª Orquestra Quilombola do Brasil colheu seus primeiros frutos e emocionou o Brasil. Com o apoio do Governo do Amapá e de uma empresa da iniciativa privada, o projeto tem mudado a rotina das crianças do Curiáu e de outros bairros da cidade.

A orquestra, comandada pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Elias Sampaio, foi destaque na noite deste domingo no Fantástico. O projeto visa à inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música, além da inserção no mercado de trabalho e reconhecimento dos mesmos pela sociedade.

"Existe a oportunidade. Para você ser qualquer profissional, você tem de ser cidadão primeiro. Tem de ser responsável, tem que estar no horário, tem que obedecer às regras, então é isso que a gente pensa, usando a ferramenta música", explicou o maestro ao repórter do Fantástico.

O governador Camilo Capiberibe comentou nas redes sociais, a importância do trabalho desenvolvido por Elias Sampaio e escreveu: "Parabenizo o maestro Elias pelo belíssimo trabalho e dedicação, a todos os participantes pelos depoimentos maravilhosos e pela emocionante matéria do Fantástico que projeta positivamente o nosso querido Estado do Amapá para o Brasil inteiro ver".

O projeto

A Orquestra Quilombola do Curiaú é o primeiro polo musical, dos 10 que serão implementados pelo projeto "Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá – Escola Livre de Música", da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece), com investimento da empresa de telefonia OI, por meio do "Projeto OI Futuro".

O grupo é formado por 60 componentes afrodescendentes do Curiaú, mas, segundo a presidente da Aece, Heloisa Batista, aproximadamente 100 crianças estão inseridas no projeto, que tem o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em risco social.
_
O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, janeiro 20, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD