Header AD

O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional

Orquestra Quilombola do Curiáu colhe seus primeiros frutos e emociona o Brasil

Agência Amapá/Núcleo de Jornalismo

Lançada em outubro de 2012, a 1ª Orquestra Quilombola do Brasil colheu seus primeiros frutos e emocionou o Brasil. Com o apoio do Governo do Amapá e de uma empresa da iniciativa privada, o projeto tem mudado a rotina das crianças do Curiáu e de outros bairros da cidade.

A orquestra, comandada pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Elias Sampaio, foi destaque na noite deste domingo no Fantástico. O projeto visa à inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música, além da inserção no mercado de trabalho e reconhecimento dos mesmos pela sociedade.

"Existe a oportunidade. Para você ser qualquer profissional, você tem de ser cidadão primeiro. Tem de ser responsável, tem que estar no horário, tem que obedecer às regras, então é isso que a gente pensa, usando a ferramenta música", explicou o maestro ao repórter do Fantástico.

O governador Camilo Capiberibe comentou nas redes sociais, a importância do trabalho desenvolvido por Elias Sampaio e escreveu: "Parabenizo o maestro Elias pelo belíssimo trabalho e dedicação, a todos os participantes pelos depoimentos maravilhosos e pela emocionante matéria do Fantástico que projeta positivamente o nosso querido Estado do Amapá para o Brasil inteiro ver".

O projeto

A Orquestra Quilombola do Curiaú é o primeiro polo musical, dos 10 que serão implementados pelo projeto "Sistema de Bandas e Orquestras do Estado do Amapá – Escola Livre de Música", da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece), com investimento da empresa de telefonia OI, por meio do "Projeto OI Futuro".

O grupo é formado por 60 componentes afrodescendentes do Curiaú, mas, segundo a presidente da Aece, Heloisa Batista, aproximadamente 100 crianças estão inseridas no projeto, que tem o objetivo de promover a inclusão de crianças e adolescentes em risco social.
_
O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional O Amapá é notícia positiva na imprensa nacional Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, janeiro 20, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD