Header AD

A dança das cadeiras na ALAP

Até 4 de abril, Assembleia Legislativa terá mais três mudanças

 politica4-todoso

Díário do Amapá

A composição da Assembleia Le-gislativa (AL), eleita para exercer mandatos durante a atual Legislatura, que termina agora em 2014, mais uma vez será alterada até 4 de abril vindouro, o prazo final para as chamadas desincompatibilizações daqueles que pretendem concorrer nas eleições gerais de outubro.

Os deputados Zé Luiz (PT), Joel Banha (PT) e Jorge Salomão (Pros), que são deputados na condição de suplentes, terão que deixar a AL para em seus lugares respectivamente voltarem os titulares Cristina Almeida (PSB), Agnaldo Balieiro (PSB) e Bruno Mineiro (PTdoB).

Com o troca-troca previsto, serão nove as vezes em que os assentos da Assembleia Legislativa terão ocupantes diferentes, em relação à composição original do Poder.

Até agora, seis já foram as mudanças registradas. A primeira ocorreu via judicial com a substituição do ex-deputado Paulo José (PTB) pelo também ex-deputado Ocivaldo Gato, o Gatinho (PTB), que morreu de câncer em 30 de julho de 2013, tendo o médico cardiologista Antônio Furlan (PTB) entrado no lugar.

Antes de Gatinho ser substituído por Furlan, já tinha havido uma outra mudança na AL. Com a morte do deputado estadual Dalto Martins (PMDB) em acidente aéreo em 20 de abril de 2012 entrara a tucana Raimunda Beirão.

As três últimas mudanças na AL ocorreram no decorrer do ano de 2013. Primeiramente, a deputada Cristina Almeida pediu licença do mandato para ocupar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural SDR), sendo substituída pelo suplente Zé Luiz.

Depois, Bruno Mineiro saiu da Assembleia para a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), desocupando assento para Jorge Salomão que nas eleições proporcionais de 2010 concorreu pelo DEM e agora pertence ao Pros.

Por último, o suplente de deputado estadual Joel Banha deixou a Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinf) para ocupar no Poder Legislativo o lugar de Agnaldo Balieiro que, por sua vez, entrou no primeiro escalão do governo no cargo de secretário de administração.

Cristina Almeida, Bruno Mineiro e Agnaldo Balieiro reassumirão os seus mandatos com vistas a tentar a reeleição. A única dúvida quanto a esse movimento é em relação a Cristina Almeida que poderá sair candidata ao Senado da República. Se isso vier a ocorrer, o suplente Zé Luiz alcança a titularidade do assento e disputará as eleições investido do mandato de deputado estadual.
_
A dança das cadeiras na ALAP A dança das cadeiras na ALAP Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, janeiro 28, 2014 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD