Header AD

A dança das cadeiras na ALAP

Até 4 de abril, Assembleia Legislativa terá mais três mudanças

 politica4-todoso

Díário do Amapá

A composição da Assembleia Le-gislativa (AL), eleita para exercer mandatos durante a atual Legislatura, que termina agora em 2014, mais uma vez será alterada até 4 de abril vindouro, o prazo final para as chamadas desincompatibilizações daqueles que pretendem concorrer nas eleições gerais de outubro.

Os deputados Zé Luiz (PT), Joel Banha (PT) e Jorge Salomão (Pros), que são deputados na condição de suplentes, terão que deixar a AL para em seus lugares respectivamente voltarem os titulares Cristina Almeida (PSB), Agnaldo Balieiro (PSB) e Bruno Mineiro (PTdoB).

Com o troca-troca previsto, serão nove as vezes em que os assentos da Assembleia Legislativa terão ocupantes diferentes, em relação à composição original do Poder.

Até agora, seis já foram as mudanças registradas. A primeira ocorreu via judicial com a substituição do ex-deputado Paulo José (PTB) pelo também ex-deputado Ocivaldo Gato, o Gatinho (PTB), que morreu de câncer em 30 de julho de 2013, tendo o médico cardiologista Antônio Furlan (PTB) entrado no lugar.

Antes de Gatinho ser substituído por Furlan, já tinha havido uma outra mudança na AL. Com a morte do deputado estadual Dalto Martins (PMDB) em acidente aéreo em 20 de abril de 2012 entrara a tucana Raimunda Beirão.

As três últimas mudanças na AL ocorreram no decorrer do ano de 2013. Primeiramente, a deputada Cristina Almeida pediu licença do mandato para ocupar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural SDR), sendo substituída pelo suplente Zé Luiz.

Depois, Bruno Mineiro saiu da Assembleia para a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), desocupando assento para Jorge Salomão que nas eleições proporcionais de 2010 concorreu pelo DEM e agora pertence ao Pros.

Por último, o suplente de deputado estadual Joel Banha deixou a Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinf) para ocupar no Poder Legislativo o lugar de Agnaldo Balieiro que, por sua vez, entrou no primeiro escalão do governo no cargo de secretário de administração.

Cristina Almeida, Bruno Mineiro e Agnaldo Balieiro reassumirão os seus mandatos com vistas a tentar a reeleição. A única dúvida quanto a esse movimento é em relação a Cristina Almeida que poderá sair candidata ao Senado da República. Se isso vier a ocorrer, o suplente Zé Luiz alcança a titularidade do assento e disputará as eleições investido do mandato de deputado estadual.
_
A dança das cadeiras na ALAP A dança das cadeiras na ALAP Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, janeiro 28, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD