Header AD

Governo inicia obra da ponte sobre o Rio Matapi

“Ponte representa a possibilidade real de mudar a vida das pessoas”, afirma Camilo Capiberibe

Da Redação - Agência Amapá


‘Ponte do Rio Matapi abre um mundo de oportunidades de desenvolvimento’, diz o governador Camilo Capiberibe no lançamento oficial das obras. Veja mais imagens aqui.

O governador Camilo Capiberibe disse que mais do que gerar emprego, a construção da ponte do Rio Matapi, cujo lançamento oficial das obras ocorreu na manhã desta segunda-feira, 2, vai promover o desenvolvimento do município de Mazagão e integrar a cidade à região metropolitana de Macapá e Santana, além de servir como segunda opção para se chegar à cidade de Laranjal do Jari.

"Esse é um investimento de R$ 89,9 milhões e representa o respeito de temos com o povo do Amapá, especialmente pelos moradores do município de Mazagão. A ponte abre um mundo de oportunidades de desenvolvimento, seja na construção civil com novos loteamentos, condomínios para o sufocado município de Santana, até empreendimentos que, com o fim do gargalo de infraestrutura, poderão tirar vantagem da localização tão próxima dos dois maiores mercados do Estado", comentou o governador.

Camilo Capiberibe falou do orgulho de lançar a obra, resultado do trabalho de muitas pessoas, de uma ação coordenada de governo, em especial a equipe da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), que elaborou um projeto bom e viável, bem como aos técnicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), que tirou o nome do Amapá do "Serasa" e negociou a maior operação de crédito já captada pelo Amapá, permitindo acessar o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O secretário da Setrap, Bruno Mineiro, reforçou que essa obra, a exemplo das outras que estão sendo executadas pelo governo, tem data para começar e terminar, porque o dinheiro está na conta do governo. O gestor também falou da economia que a ponte trará ao Estado. "Atualmente, em média, o governo gasta R$ 300 mil/mês para manter as balsas em funcionamento e o pagamento em dia é a garantia do governo de que as obras não vão parar".

Além da sociedade, também participaram da solenidade deputados estaduais, federais e vereadores, entre eles Ozana Nunes, de Mazagão, que lembrou o tempo em que a cidade ficava isolada do Estado após a meia-noite, quando as balsas paralisavam. "No início de 2011, o governador determinou que elas funcionassem 24 horas e agora ele garante o fim dos transtornos com a construção da ponte. Mazagão só tem a agradecer", resumiu.

O vereador santanense José Roberto falou que Camilo Capiberibe está preparando as estruturas necessárias para garantir o desenvolvimento homogêneo do Amapá. "O governador está levantando a autoestima de cada cidadão deste Estado", disse.

Num discurso breve, o vice-prefeito de Mazagão, Davi Nunes, disse que a ponte vai gerar emprego e principalmente o sonho de todos os moradores da região. O deputado federal Bala Rocha falou da importância social da ponte, enfatizando que, com a construção dela, até o acesso aos serviços médicos oferecidos em Macapá poderá ser feito sem transtornos, em virtude da rapidez de se chegar à capital e em Santana.

Já o deputado federal Luís Carlos lembrou que, em 2011, o governador Camilo Capiberibe prometeu aos moradores da cidade a construção da ponte e que hoje ele retorna para fazer o lançamento oficial das obras.

Sobre a obra

A maior ponte em concreto armado do Estado terá 612 metros de extensão e garantirá toda a segurança necessária para o transporte de passageiros, cargas e o livre uso por pedestres e ciclistas. Vai gerar 600 empregos, entre diretos e indiretos.

Será composta por cinco vãos em vigas pré-moldadas, sendo três para o lado de Santana e dois para o lado de Mazagão, cada vão com aproximadamente 38 metros. Serão mais cinco vãos em balanços sucessivos, sendo dois vãos de 60 metros e três vãos de 100 metros, incluindo o vão central que contempla o gabarito de navegação de 50 metros de largura por 25 metros de altura.

Serão usadas duas mil toneladas de aço, 18.500 metros cúbicos de concreto e 150 mil sacas de cimento, com prazo de entrega para dezembro de 2014.

Paulo Ronaldo Almeida/Secom
_
Governo inicia obra da ponte sobre o Rio Matapi Governo inicia obra da ponte sobre o Rio Matapi Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, dezembro 02, 2013 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD