Header AD

Visão Para Todos

Programa Visão para Todos do Governo do Estado atinge meta de 3 mil cirurgias de catarata em 2013

Da Redação -Agência Amapá
Além de ajudar pessoas a recuperar a visão e ter alegria de voltar a enxergar, Visão para Todos encerra sua fase deste ano com um saldo positivo
O que parecia um sonho virou realidade para muita gente que antes enfrentava sérios problemas de cegueira. O programa Visão para Todos, retomado pelo Governo do Estado do Amapá em fevereiro deste ano, em dez etapas realizou 3 mil cirurgias de catarata. A última etapa, no período de 2 a 9 de novembro, contabilizou 302 procedimentos cirúrgicos de catarata.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a recuperar a visão e ter a alegria de voltar a enxergar, o Visão para Todos encerra sua fase deste ano com um saldo positivo. A coordenadora do programa, Silda, Rodrigues, destacou que, nesse período, foram realizadas 4.415 consultas médicas especializadas e 3 mil cirurgias de catarata. "A expectativa é de que continue em 2014, com a estimativa de mais 3 mil operações.

A coordenadora administrativa do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Goretti Batista de Araújo Silva, ressaltou que o Governo do Estado já iniciou as conversações com a instituição para a renovação do convênio que garante a realização das cirurgias de catarata, no Amapá.

Atendimento

As ações executadas pelo Visão para Todos, segundo Maria Goretti, visam oferecer atendimento clínico e cirúrgico aos pacientes com problemas visuais. O projeto atua na redução da demanda reprimida de usuários da rede pública, expostos potencialmente ao risco da cegueira.

A reativação do programa Visão para Todos se deu por determinação política do governador Camilo Capiberibe, que autorizou e assinou Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Goiás. O programa foi reativado em fevereiro deste ano e atendeu idosos acima de 50 anos que tiveram perda da visão por causa da catarata.

Para a secretária de Estado da Saúde, Olinda Araújo, o retorno do Visão para Todos mostra a preocupação da atual gestão com as ações de saúde desenvolvidas no Estado, buscando ampliar, cada vez mais, o seu alcance.

A coordenadora Silda Rodrigues explica que o Visão para Todos foi criado com a intenção de combater doenças que afetavam muitos idosos como a catarata e a cegueira causada pela diabetes. Mas, infelizmente, em 2000, o programa deixou seu principal objetivo e se tornou um projeto de doação de óculos e isso causou transtornos a vários pacientes na gestão passada.

"Tínhamos uma demanda reprimida de muitos idosos com cegueira, principalmente com problemas de catarata. É por causa dessas pessoas que o Governo do Estado retomou o projeto para garantir a eles a chance de voltar a enxergar e ter, além da visão recuperada, a autoestima de volta", comenta Silda Rodrigues.

Edy Wilson Silva e Alieneu Pinheiro/Sesa
_
Visão Para Todos Visão Para Todos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, novembro 11, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD