Header AD

Visão Para Todos

Programa Visão para Todos do Governo do Estado atinge meta de 3 mil cirurgias de catarata em 2013

Da Redação -Agência Amapá
Além de ajudar pessoas a recuperar a visão e ter alegria de voltar a enxergar, Visão para Todos encerra sua fase deste ano com um saldo positivo
O que parecia um sonho virou realidade para muita gente que antes enfrentava sérios problemas de cegueira. O programa Visão para Todos, retomado pelo Governo do Estado do Amapá em fevereiro deste ano, em dez etapas realizou 3 mil cirurgias de catarata. A última etapa, no período de 2 a 9 de novembro, contabilizou 302 procedimentos cirúrgicos de catarata.

Com o objetivo de ajudar as pessoas a recuperar a visão e ter a alegria de voltar a enxergar, o Visão para Todos encerra sua fase deste ano com um saldo positivo. A coordenadora do programa, Silda, Rodrigues, destacou que, nesse período, foram realizadas 4.415 consultas médicas especializadas e 3 mil cirurgias de catarata. "A expectativa é de que continue em 2014, com a estimativa de mais 3 mil operações.

A coordenadora administrativa do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Goretti Batista de Araújo Silva, ressaltou que o Governo do Estado já iniciou as conversações com a instituição para a renovação do convênio que garante a realização das cirurgias de catarata, no Amapá.

Atendimento

As ações executadas pelo Visão para Todos, segundo Maria Goretti, visam oferecer atendimento clínico e cirúrgico aos pacientes com problemas visuais. O projeto atua na redução da demanda reprimida de usuários da rede pública, expostos potencialmente ao risco da cegueira.

A reativação do programa Visão para Todos se deu por determinação política do governador Camilo Capiberibe, que autorizou e assinou Termo de Cooperação com a Universidade Federal de Goiás. O programa foi reativado em fevereiro deste ano e atendeu idosos acima de 50 anos que tiveram perda da visão por causa da catarata.

Para a secretária de Estado da Saúde, Olinda Araújo, o retorno do Visão para Todos mostra a preocupação da atual gestão com as ações de saúde desenvolvidas no Estado, buscando ampliar, cada vez mais, o seu alcance.

A coordenadora Silda Rodrigues explica que o Visão para Todos foi criado com a intenção de combater doenças que afetavam muitos idosos como a catarata e a cegueira causada pela diabetes. Mas, infelizmente, em 2000, o programa deixou seu principal objetivo e se tornou um projeto de doação de óculos e isso causou transtornos a vários pacientes na gestão passada.

"Tínhamos uma demanda reprimida de muitos idosos com cegueira, principalmente com problemas de catarata. É por causa dessas pessoas que o Governo do Estado retomou o projeto para garantir a eles a chance de voltar a enxergar e ter, além da visão recuperada, a autoestima de volta", comenta Silda Rodrigues.

Edy Wilson Silva e Alieneu Pinheiro/Sesa
_
Visão Para Todos Visão Para Todos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, novembro 11, 2013 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD