Header AD

Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá

Joel Banha é o novo presidente do Partido do Trabalhadores eleito no Processo de Eleições Diretas (PED) deste domingo

O deputado Joel Banha (PT)sai fortalecido no depois de vencer eleição interna do partido no primeiro turno
Na eleição deste domingo seis chapas concorreram ao Diretório Estadual-AP, sendo que somente três delas apresentaram candidaturas a presidente do partido: 'Companheirismo', 'Por um PT independente' e 'Mensagem ao Partido', que tinham como candidatos o deputado Joel Banha; ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira; e o vereador por Macapá, Rocha do Sucatão, respectivamente.
No pleito, Joel Banha – da corrente PT de Lutas e de Massas (PTLM) – foi eleito presidente no 1º turno com mais de 60% dos votos.

Desde o inicio do processo eleitoral, as análises apontavam que este pleito iria consolidar a nova correlação de forças internas do PT-Amapá. Antigas lideranças, como a deputada Dalva Figueiredo, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), desde as eleições estaduais de 2010, não comandavam mais a direção partidária.

Com o resultado desta eleição, a nova composição do Diretório Estadual ficou assim distribuída: PTLM da vice-governadora Dora e do deputado Joel Banha – 45%; CMB, da deputada Dalva e do ex-prefeito Nogueira – 33%; Movimento PT (MPT), do secretário de Segurança, Marcos Roberto e do vereador Zé Roberto de Santana – 15%; sendo o restante distribuído por grupos menores.

Pé frio

A grande derrotada na eleição foi a corrente CNB, da deputada Dalva, que saiu do processo com a metade da representação que detinha no diretório anterior. O seu candidato – o ex-prefeito Antônio Nogueira – foi derrotado até em Santana, a sua principal base eleitoral. Lá, Banha obteve 964 votos e Nogueira, 689.

Na reta final da eleição, surgiram notícias de que a chapa apoiada pela deputada Dalva e pela professora Marcivânia teria se reunido com o senador Sarney, que teria prometido ajuda em troca de apoio à candidatura de Waldez Góes ao Governo do Estado. Os petistas negam, mas a presença do senador maranhense em terras tucujus, justamente neste final de semana, parece confirmar a veracidade da informação.

Com a vitória acachapante das correntes que não aceitam a aproximação do PMDB de Sarney e Gilvam Borges, fica praticamente impossível qualquer tipo de aliança eleitoral com esses partidos. Ao mesmo tempo em que fortalece a aliança com o PSB na disputa de 2014.

Novas lideranças

A surpresa da eleição ficou por conta da votação obtida pela chapa do secretário Marcos Roberto e do vereador Zé Roberto, que não tinha representação no Diretório Estadual petista e agora tem 15%. Juntos, Joel Banha e Marcos Roberto possuem 60% do Diretório Estadual do PT-Amapá.

(Com informações do MZ Portal e Correio do Brasil)
_
Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, novembro 11, 2013 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD