Header AD

Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá

Joel Banha é o novo presidente do Partido do Trabalhadores eleito no Processo de Eleições Diretas (PED) deste domingo

O deputado Joel Banha (PT)sai fortalecido no depois de vencer eleição interna do partido no primeiro turno
Na eleição deste domingo seis chapas concorreram ao Diretório Estadual-AP, sendo que somente três delas apresentaram candidaturas a presidente do partido: 'Companheirismo', 'Por um PT independente' e 'Mensagem ao Partido', que tinham como candidatos o deputado Joel Banha; ex-prefeito de Santana, Antônio Nogueira; e o vereador por Macapá, Rocha do Sucatão, respectivamente.
No pleito, Joel Banha – da corrente PT de Lutas e de Massas (PTLM) – foi eleito presidente no 1º turno com mais de 60% dos votos.

Desde o inicio do processo eleitoral, as análises apontavam que este pleito iria consolidar a nova correlação de forças internas do PT-Amapá. Antigas lideranças, como a deputada Dalva Figueiredo, da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), desde as eleições estaduais de 2010, não comandavam mais a direção partidária.

Com o resultado desta eleição, a nova composição do Diretório Estadual ficou assim distribuída: PTLM da vice-governadora Dora e do deputado Joel Banha – 45%; CMB, da deputada Dalva e do ex-prefeito Nogueira – 33%; Movimento PT (MPT), do secretário de Segurança, Marcos Roberto e do vereador Zé Roberto de Santana – 15%; sendo o restante distribuído por grupos menores.

Pé frio

A grande derrotada na eleição foi a corrente CNB, da deputada Dalva, que saiu do processo com a metade da representação que detinha no diretório anterior. O seu candidato – o ex-prefeito Antônio Nogueira – foi derrotado até em Santana, a sua principal base eleitoral. Lá, Banha obteve 964 votos e Nogueira, 689.

Na reta final da eleição, surgiram notícias de que a chapa apoiada pela deputada Dalva e pela professora Marcivânia teria se reunido com o senador Sarney, que teria prometido ajuda em troca de apoio à candidatura de Waldez Góes ao Governo do Estado. Os petistas negam, mas a presença do senador maranhense em terras tucujus, justamente neste final de semana, parece confirmar a veracidade da informação.

Com a vitória acachapante das correntes que não aceitam a aproximação do PMDB de Sarney e Gilvam Borges, fica praticamente impossível qualquer tipo de aliança eleitoral com esses partidos. Ao mesmo tempo em que fortalece a aliança com o PSB na disputa de 2014.

Novas lideranças

A surpresa da eleição ficou por conta da votação obtida pela chapa do secretário Marcos Roberto e do vereador Zé Roberto, que não tinha representação no Diretório Estadual petista e agora tem 15%. Juntos, Joel Banha e Marcos Roberto possuem 60% do Diretório Estadual do PT-Amapá.

(Com informações do MZ Portal e Correio do Brasil)
_
Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá Joel Banha vence o Processo de Eleições Diretas (PED) no Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, novembro 11, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD