Header AD

Naufrágio durante Círio Fluvial no Amapá deixa ao menos sete mortos

Barco afunda após ter participado de romaria fluvial e deixa sete mortos em Macapá

Agência Brasil
NOTA DE PESAR PMM – PREFEITO CLÉCIO LUÍS DECRETA LUTO DE 3 DIAS POR VÍTIMAS NO NAUFRÁGIO DO CÍRIO FLUVIAL 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, decreta luto oficial pelas vítimas do naufrágio ocorrido na manhã deste sábado, 12, durante o Círio Fluvial de Nossa Senhora de Nazaré, próximo à praia da Fazendinha. O barco Reis I estava alugado para o Sindicato dos Servidores Públicos Federais.

“Neste momento de profunda tristeza para o povo amapaense, que chora pelas vidas perdidas no naufrágio ocorrido nesta manhã de sábado, 12 (até o momento sem número ao certo conhecido), externamos nosso sentimento de lamento. Neste dia, que deveria ficar marcado por alegria e fé, nossa cidade ficou cheia de angustia. Somente Deus tem condições de levar o consolo e o conforto espiritual que desejamos a todos os familiares e amigos das vítimas. Logo que tomamos conhecimento do acontecido, colocamos toda estrutura do Samu e da Secretaria da Saúde do Município à disposição para auxiliar no atendimento às vítimas e no apoio aos familiares. Com imenso pesar, continuaremos prestando todo o apoio necessário. MACAPÁ ESTÁ DE LUTO!”, lamenta o prefeito Clécio Luís.

Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Macapá
Uma embarcação naufragou na orla de Macapá e causou a morte de sete pessoas, segundo informações da Capitania dos Portos do Amapá. De acordo com a capitania, a embarcação saiu da cidade de Santana para a capital, em um percurso de cerca de 20 quilômetros, durante uma procissão religiosa pelo Círio de Nazaré.

A Marinha no local, responsável pela apuração do ocorrido, informou que as razões do acidente ainda são desconhecidas. Segundo a capitania, o barco estava com os documentos necessários, havia sido devidamente fiscalizado, dispunha de colete salva-vidas para todos os passageiros e o comandante – que foi encontrado morto – tinha habilitação. De acordo com a capitã-tenente da Capitania dos Portos Ivone de Oliveira Freitas, pelas informações iniciais, havia 40 pessoas a bordo. No entanto, ela não descartou a possibilidade de a embarcação ter transportado um número de pessoas acima da capacidade. As causas serão conhecidas dentro de 90 dias, prazo para a conclusão do inquérito administrativo instaurado.

De acordo com Ivone, o corpo do comandante foi encontrado, há pouco, preso no maquinário da embarcação. Duas vítimas também foram encontradas sem vida. As outras três pessoas chegaram a ser levadas ao hospital, uma delas morreu no percurso.

A embarcação era uma das que participavam de uma procissão religiosa pelo Círio de Nazaré e, no final do percurso, próximo ao destino final, que era Macapá, houve o naufrágio. Segundo a Capitania dos Portos, a área em que o acidente aconteceu era de baixa profundidade, não havia vento forte e o tempo era estável.

A maioria das vítimas foi resgatada no local por outras pessoas que participavam do evento, assim como por fiscais que estavam na área. "Havia muita gente em volta, muitas pessoas ajudaram. Ainda não entendemos muito bem o que ocorreu, o porquê de a embarcação ter virado. Os peritos estão conduzindo as verificações para apurar o ocorrido. Qualquer informação hoje seria leviana", informou Ivone.

Segundo ela, não há mais desaparecidos no local e a capitania está cancelando as operações de busca e salvamento.

_
Naufrágio durante Círio Fluvial no Amapá deixa ao menos sete mortos Naufrágio durante Círio Fluvial no Amapá deixa ao menos sete mortos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sábado, outubro 12, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD