Header AD

MPF tenta anular concurso da UNIFAP

Procuradoria tenta anular concurso para professor universitário do Amapá

MPF alega que candidatos foram obrigados a se identificar nas provas discursivas

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com pedido no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para que a Corte modifique decisão anterior que deixou de anular concurso para o cargo de professor permanente na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O recurso alega que faltou imparcialidade na seleção dos candidatos.

Na ação civil pública, o MPF/AP argumenta que os candidatos tinham que se identificar nas redações. Além disso, afirma que não houve banca revisora e que foi detectado favorecimento a determinados candidatos que possuem relacionamento pessoal com integrantes da banca examinadora.

A Justiça Federal no Amapá não entendeu da mesma forma e rejeitou a ação por acreditar que a  identificação dos candidatos nas provas discursivas não é razão para anular todo o concurso. O MPF recorreu, então, ao TRF1, na tentativa de reverter a situação. “Tal prova discursiva consiste na primeira fase do certame, ou seja, o filtro inicial de candidatos já é realizado de tal forma que não haja qualquer preservação do princípio da impessoalidade”, esclarece o Ministério Público.

Mesmo assim, o Tribunal negou seguimento ao recurso, e agora, a Procuradoria Regional da República, órgão do MPF, entrou com pedido para que o relator do processo, desembargador Kássio Nunes Marques reconsidere a decisão anterior. “Encontra-se comprovado nos autos a existência de três candidatos que possuem vínculos com integrantes da banca examinadora”, alega a  procuradora regional da República Andréa Lyrio, autora do pedido. Segundo ela, “a afronta aos princípios da isonomia e impessoalidade desvirtua o próprio intuito do concurso público, que é selecionar os melhores candidatos.”

Caso o pedido não seja aceito, o MPF espera que a 6ª Turma do Tribunal julgue o recurso e decida pela anulação das provas.

Processo nº 0059982-23.2013.4.01.0000
ASCOM MPF/AP
_
MPF tenta anular concurso da UNIFAP MPF tenta anular concurso da UNIFAP Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, outubro 30, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD