Header AD

Visita ao Doi-Codi

Visita ao Doi Codi, no RJ, será nesta segunda-feira 23/9

Em reunião com o ministro Celso Amorim, da Defesa, os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), presidente e vice-presidente, respectivamente, da Subcomissão da Verdade Memória e Justiça do Senado Federal, comunicaram a decisão de adiar a data da visita ao às instalações do quartel do 1ºBPE, na Tijuca, Rio de Janeiro.

A visita tinha sido fixada inicialmente para sexta-feira desta semana, dia 20, tendo sido suspensa devido ao veto do Exército ao nome da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) como integrante da comitiva. Na reunião de hoje com Celso Amorim, ficou acertado que os senadores definirão a composição da comitiva que visitará o local.

Já de volta a casa legislativa, os senadores decidiram que a diligência ao Batalhão ocorrerá na próxima segunda-feira 23/9, às 10h30. Da comitiva farão parte, além dos senadores Capiberibe e Randolfe, a senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado; a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), presidente da Subcomissão da Verdade Memória e Justiça da Câmara Federal; o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), titular da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; Antônio Cabral, procurador da República do Ministério Público do Rio de Janeiro e dois representantes da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão da Verdade Estadual Do Rio de Janeiro.

O DOI-CODI, que funcionava num prédio no interior do I Batalhão da Polícia do Exército, foi o principal centro de torturas do Rio na ditadura militar. A visita às suas dependências é o primeiro passo de uma campanha para transformar o local num centro de memória, a exemplo do que foi feito no antigo Dops de São Paulo e em centros de tortura na Argentina, no Uruguai e no Chile. (ASCOM/Capiberibe)
_
Visita ao Doi-Codi Visita ao Doi-Codi Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, setembro 23, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD