Header AD

Saúde do Amapá vive melhor momento dos últimos dez anos

'Em oito anos da gestão do PDT, nenhum puxadinho na área da saúde foi construído', denuncia deputado

Durante sessão da Assembleia Legislativa do Amapá nesta quarta-feira, 4, o deputado estadual Jaci Amanajás (PPS) disse que na gestão do ex-governador Waldez Góes (PDT/AP) não foi construído nenhum leito na rede hospitalar estadual. A afirmação ocorreu durante a ida à AL da secretária de Saúde do Estado, Olinda Araújo.

Do MZ Portal

"Depois de pegarmos terra arrasada, o governador Camilo Capiberibe está investindo mais de 240 milhões de reais para melhorar o atendimento ao cidadão", disse a secretária, ao apresentar os avanços da gestão atual.

Novos leitos

O deputado Joel Banha (PT), líder do governo na AL, destacou o momento de reconstrução que está ocorrendo na saúde pública do Amapá. "Está no jornal O Estado de S.Paulo. Enquanto que na maioria dos estados foram desativados quase 13 mil leitos de 2010 a julho de 2013, o Amapá apresentou balanço positivo", ressaltou.

No período do levantamento, nove estados apresentaram números positivos no cálculo final de leitos ativados e desativados nos últimos dois anos e meio: Rondônia (629), Rio Grande do Sul (351), Espírito Santo (239), Santa Catarina (205), Mato Grosso (146), Distrito Federal (123), Amapá (93), Roraima (24) e Tocantins (9).

Descaso

O deputado Manoel Brasil lembrou, na sua fala, da carta da Diocese de Macapá que denunciou o caos da saúde durante o governo Waldez em 2010. Leia um trecho da carta: "...É nossa obrigação pastoral compartilhar com vocês os clamores e as angústias das muitas pessoas que procuram nossas comunidades e nossas pastorais para dizer a dor, o descaso e a humilhação que sofrem.


É o clamor das famílias dos 26 bebês que morreram na maternidade pública entre os dias 26 de dezembro e 8 de fevereiro. A proximidade com o Natal nos fez lembrar outra matança de inocentes que aconteceu no tempo do nosso padroeiro, São José.

É o clamor das famílias que sofreram por causa do atraso do início do ano letivo e da precariedade de várias escolas, sem merenda e sem condições de funcionar de forma satisfatória. Isso prejudicou duplamente os alunos: pela falta de merenda e pela redução das aulas, que nunca serão repostas".

Veja link com a Carta da Diocese completa que denuncia o caos na saúde do Amapá em 2010:http://www.cnbb.org.br/site/regionais/norte-2/2771-contra-a-corrupcao-no-amapa-conselho-diocesano-divulga-carta
_
Saúde do Amapá vive melhor momento dos últimos dez anos Saúde do Amapá vive melhor momento dos últimos dez anos Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, setembro 05, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD