Header AD

Parceria Amapá-Cuba

Governador Camilo Capiberibe vai em nova missão; agora, buscar cooperação com Panamá e Cuba

O governador Camilo Capiberibe e outras autoridades amapaenses realizarão, no período de 19 a 22 de setembro, viagem em missão oficial para encontros diplomáticos, reuniões técnicas e políticas no Panamá e em Cuba. A agenda foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores e a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap).

A delegação do governo brasileiro no Panamá será composta pelo ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, pelo embaixador do Brasil no Panamá, Adalnio Senna Ganem, e a comitiva amapaense. Além de secretários de Estado, será integrada pelo prefeito de Santana, Robson Rocha, pelos deputados estaduais Jorge Salomão, Manoel Brasil, Jaci Amanajás, o presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, e a diretora-presidente da Adap, Ivana Antunes.

De acordo com a diretora da Adap, "em relação ao Panamá, a missão amapaense tem o objetivo de conhecer a estrutura logística portuária do Canal do Panamá e da Zona Franca de Colón visando à cooperação e integração comercial com o Porto de Santana e a Área de Livre de Macapá e Santana na rota interoceânica do Canal do Panamá".

No Panamá, ainda está prevista a visita ao Porto de Manzanillo, o maior e mais importante daquele país, e a participação na Expo Logística das Américas.

"O Estado do Amapá tem localização geográfica privilegiada considerando-se que é, no Brasil, o ponto mais próximo dos Estados Unidos, do Caribe e do Platô das Guianas. Dispõe ainda de ampla rede hidrográfica e demais componentes logísticos que caracterizam nosso Estado como corredor de exportação de grãos, minérios, etc., entre os mercados brasileiro, americano e asiático por meio do Canal do Panamá", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

Em relação a Cuba, a viagem tem o objetivo principal de conhecer os sistemas de educação, esporte e saúde, levando em conta a reconhecida experiência desse país nessas áreas, para que o Estado do Amapá possa firmar Termos de Ajuste Complementar aos acordos celebrados entre o Brasil e Cuba.

A missão oficial se encerra no dia 22, em Havana, com participação na comitiva amapaense dos secretários de Estado Elda Araújo (Seed), Mário Brandão (Sedel) e Olinda Consuelo (Sesa).

Núcleo de Jornalismo Institucional/Secom
_
Parceria Amapá-Cuba Parceria Amapá-Cuba Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, setembro 16, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD