Header AD

Golpes

Senador Capiberibe condena a interferência dos EUA na autodeterminação dos povos latino-americanos

O senador João Capiberibe (PSB-AP) registrou em Plenário na quinta-feira (19) sua visita recente a Caracas, na Venezuela, onde participou de evento internacional em lembrança dos 40 anos do golpe militar no Chile e da morte de Salvador Allende, que classificou como "mártir da democracia latino-americana". O parlamentar chamou a atenção para o ciclo de regimes militares na América Latina que começou pelo Brasil, em 1964.

- Esses golpes têm uma característica comum: todos eles tiveram a presença ostensiva do governo americano, da CIA, das agências dos Estados Unidos, que trabalharam ativamente para desestabilizar e enterrar a democracia nesses países - afirmou.

Capiberibe disse que os Estados Unidos buscaram desestabilizar o governo do presidente João Goulart, no Brasil, por vários meios, mas tiveram que "bater às portas dos quartéis". O senador e sua companheira, a deputada federal Janete Capiberibe, chegaram ao Chile como exilados em dezembro de 1971 e encontraram como disse, "um oásis de liberdade", com plena proteção dos direitos individuais - situação que comparou com a da Venezuela de hoje.

- Uma das identidades entre o processo chileno e o processo venezuelano é que, nesses dois países, a democracia está presente. Eu nunca vi tantas eleições como na Venezuela - disse.

Capiberibe condenou a "pressão permanente" dos Estados Unidos contra a autodeterminação dos povos latino-americanos, citando as recentes denúncias de espionagem da qual a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff teriam sido alvos, e atribuiu à democracia brasileira a redução das desigualdades sociais e a reinserção do país na agenda global.

Agência Senado
_
Golpes Golpes Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, setembro 20, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD