Header AD

Golpes

Senador Capiberibe condena a interferência dos EUA na autodeterminação dos povos latino-americanos

O senador João Capiberibe (PSB-AP) registrou em Plenário na quinta-feira (19) sua visita recente a Caracas, na Venezuela, onde participou de evento internacional em lembrança dos 40 anos do golpe militar no Chile e da morte de Salvador Allende, que classificou como "mártir da democracia latino-americana". O parlamentar chamou a atenção para o ciclo de regimes militares na América Latina que começou pelo Brasil, em 1964.

- Esses golpes têm uma característica comum: todos eles tiveram a presença ostensiva do governo americano, da CIA, das agências dos Estados Unidos, que trabalharam ativamente para desestabilizar e enterrar a democracia nesses países - afirmou.

Capiberibe disse que os Estados Unidos buscaram desestabilizar o governo do presidente João Goulart, no Brasil, por vários meios, mas tiveram que "bater às portas dos quartéis". O senador e sua companheira, a deputada federal Janete Capiberibe, chegaram ao Chile como exilados em dezembro de 1971 e encontraram como disse, "um oásis de liberdade", com plena proteção dos direitos individuais - situação que comparou com a da Venezuela de hoje.

- Uma das identidades entre o processo chileno e o processo venezuelano é que, nesses dois países, a democracia está presente. Eu nunca vi tantas eleições como na Venezuela - disse.

Capiberibe condenou a "pressão permanente" dos Estados Unidos contra a autodeterminação dos povos latino-americanos, citando as recentes denúncias de espionagem da qual a Petrobras e a presidente Dilma Rousseff teriam sido alvos, e atribuiu à democracia brasileira a redução das desigualdades sociais e a reinserção do país na agenda global.

Agência Senado
_
Golpes Golpes Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on sexta-feira, setembro 20, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD