Header AD

Futuro do jornalismo

Mídia Ninja é protagonista da nova era da informação

A entrevista de Bruno Torturra ao programa da TV Cultura, Roda Viva, na noite de segunda-feira, 5, iniciou o debate sobre o que é e o que pretende o grupo Mídia Ninja - sigla para Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação -, famoso após transmitir ao vivo pela internet diversas manifestações, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Confira apenas um trecho da entrevista:

"Torturra: A mídia tradicional é vista, antes de mais nada, como um modelo de negócio, como algo que deve gerar lucro da mesma forma que uma indústria gera. E acho que nas últimas décadas a informação foi sendo tratada cada vez mais como commoditie. Acho que, pelo próprio modo como os jornais migraram para a internet, eles não entenderam que a rede deveria pressupor uma outra lógica econômica, que não pode ser analógica, anacrônica. Acho que estamos vivendo exatamente isso [o jornalismo pós-industrial]. Acho que isso vai ser extremamente positivo para o jornalismo. Para que ele deixe de ser encarado como uma atividade industrial, e que o jornalista pare de ser encarado como o operário, como um funcionário convencional. Quando a gente está na era da informação, e não mais na era industrial, como é que o jornalismo ainda é pensado nos moldes do começo do século XX? Eu sou muito otimista, não só em relação à minha sustentabilidade, mas à sustentabilidade de jornalistas e comunicadores e muita gente que está, não só, sem emprego hoje e saindo dessas redações, mas uma juventude enorme que tem vontade de ser jornalista hoje com muito mais abertura, com muito mais liberdade que a minha geração teve. Tem de ser tirado do foco, na verdade, é que a gente ainda é muito refém dessa lógica de que o jornalismo ainda precisa ser muito caro. Como é que essa lógica de rede, que a internet representa, não se torna a nova lógica econômica da idade da informação? É isso que estamos em busca".



Continue lendo a entrevista aqui.

_
Futuro do jornalismo Futuro do jornalismo Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, agosto 07, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD