Header AD

Secretários processados

MPF/AP processa quatro ex-secretários de Saúde

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) acusa os ex-secretários estaduais de Saúde Evandro Costa Gama, Regiclaudo de Souza Silva, Edilson Afonso Mendes Pereira e Lineu da Silva Facundes de retardar e omitir informações à Justiça. Pela conduta, eles vão responder por improbidade administrativa, com base na Lei nº 8.429/92.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) em abril deste ano. Se condenados, eles podem ter os direitos políticos cassados, ficar proibidos de contratar com a administração pública e assumir cargos ou funções públicas por até cinco anos. A Justiça também pode aplicar pena de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração que recebiam pela função.

Na esfera penal, o MPF/AP denunciou os ex-secretários por desobediência e supressão de documentos. Pelos crimes eles podem ser condenados à pena de reclusão de até seis anos.

Entenda – Os ex-secretários receberam ofício do Poder Judiciário com pedidos de informações sobre determinado pregão eletrônico. A solicitação era para apurar possível irregularidade na contratação de empresas fornecedoras de medicamentos.

Evandro Costa Gama e Regiclaudo de Souza Silva informaram que os documentos solicitados pela Justiça estavam em poder da Polícia Federal. Ao ser oficiada, a Polícia Federal afirmou que não havia apreendido os documentos solicitados.

Novamente, a Justiça solicitou informações da Secretaria de Estado da Saúde. Os ex-secretários Edilson Afonso Pereira e Lineu da Silva Facundes sequer responderam aos ofícios. Para o MPF/AP, os réus “conjuntamente deixaram de prestar as informações, primeiramente através do procrastinamento ao afirmarem que não possuíam o documento e, posteriormente, simplesmente ignorando as requisições judiciais”.

Segundo trecho da ação, “agindo de tal forma os denunciados desobedeceram a ordem do Juiz, pois não prestaram as informações requisitadas, bem como suprimiram documentos que possuíam em razão do cargo”.

(Assessoria de Comunicação do MPF/AP)
_

Secretários processados Secretários processados Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on segunda-feira, maio 13, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD