Header AD

Petróleo no Amapá

Audiência debaterá dividendos da exploração do petróleo ao Amapá

Brasília, 22/05/2013 – A Comissão da Amazônia aprovou, hoje, 22, o requerimento da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) para debater a exploração do petróleo na costa do Amapá. A audiência pública acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, e foi pedida pelos deputados Evandro Milhomem, Dalva Figueiredo e Fátima Pelaes para ser realizada junto com a Comissão de Minas e Energia, em data a ser definida.

Serão convidados o Governador do Estado do Amapá Camilo Capiberibe, o Secretário de Indústria e Comércio do Governo do Amapá, os prefeitos de Calçoene, Amapá e Oiapoque, os representante das empresas vencedoras da 11ª rodada na Foz do Amazonas (Costa do Amapá) – TOTAL, BP, QUEIROZ GALVÃO, BHPbilliton, BRASOIL, ECOPETROL e OGX –, o Banco da Amazônia S.A., o Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Florival Rodrigues de Carvalho, o Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás José Miranda Formigli Filho e o Diretor do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

A deputada Janete pretende esclarecer a distribuição dos rendimentos resultantes daquela exploração petrolífera, os impactos ambientais, sociais e econômicos sobre os municípios costeiros. Ela quer garantir rentabilidade ao estado do Amapá com o decorrente investimento em infraestrutura e serviços para a população do estado, especialmente daqueles municípios que sofrerão afluxo populacional com a atividade.

Na última semana foram arrematados 97 blocos para prospecção e exploração de petróleo e gás natural na costa marítima amapaense, nos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá. O bloco Foz do Amazonas Marítimo 57 (FZA-M-57) foi arrematado por R$ 345,9 milhões – o maior bônus pago por um único bloco na história dos leilões. O volume de petróleo estimado para o leilão dos blocos é de 30 bilhões de barris, um pouco mais que o dobro dos 14 bilhões acumulados pela Petrobrás em 59 anos.

Sizan Luis Esberci
_
Petróleo no Amapá Petróleo no Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, maio 23, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD