Header AD

Petróleo no Amapá

Audiência debaterá dividendos da exploração do petróleo ao Amapá

Brasília, 22/05/2013 – A Comissão da Amazônia aprovou, hoje, 22, o requerimento da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) para debater a exploração do petróleo na costa do Amapá. A audiência pública acontecerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, e foi pedida pelos deputados Evandro Milhomem, Dalva Figueiredo e Fátima Pelaes para ser realizada junto com a Comissão de Minas e Energia, em data a ser definida.

Serão convidados o Governador do Estado do Amapá Camilo Capiberibe, o Secretário de Indústria e Comércio do Governo do Amapá, os prefeitos de Calçoene, Amapá e Oiapoque, os representante das empresas vencedoras da 11ª rodada na Foz do Amazonas (Costa do Amapá) – TOTAL, BP, QUEIROZ GALVÃO, BHPbilliton, BRASOIL, ECOPETROL e OGX –, o Banco da Amazônia S.A., o Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Florival Rodrigues de Carvalho, o Diretor de Exploração e Produção da Petrobrás José Miranda Formigli Filho e o Diretor do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral.

A deputada Janete pretende esclarecer a distribuição dos rendimentos resultantes daquela exploração petrolífera, os impactos ambientais, sociais e econômicos sobre os municípios costeiros. Ela quer garantir rentabilidade ao estado do Amapá com o decorrente investimento em infraestrutura e serviços para a população do estado, especialmente daqueles municípios que sofrerão afluxo populacional com a atividade.

Na última semana foram arrematados 97 blocos para prospecção e exploração de petróleo e gás natural na costa marítima amapaense, nos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá. O bloco Foz do Amazonas Marítimo 57 (FZA-M-57) foi arrematado por R$ 345,9 milhões – o maior bônus pago por um único bloco na história dos leilões. O volume de petróleo estimado para o leilão dos blocos é de 30 bilhões de barris, um pouco mais que o dobro dos 14 bilhões acumulados pela Petrobrás em 59 anos.

Sizan Luis Esberci
_
Petróleo no Amapá Petróleo no Amapá Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, maio 23, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD