Header AD

GEA é um dos poucos Estados que concederam reajuste aos servidores

GOVERNO DO AMAPÁ É UM DOS POUCOS DA REGIÃO NORTE A CONCEDER REJUSTE AOS SERVIDORES

Do João Silva - Macapá - AP
O Governo do Amapá (GEA) anunciou no dia 18/04, reajuste linear de 7,13% a todos os servidores públicos, mesmo em um cenário econômico nacional incerto. Com a decisão, o Amapá é um dos poucos estados brasileiros que concederam reajuste ao funcionalismo este ano, segundo o governador Camilo Capiberibe, a medida visa garantir a política de valorização dos servidores estaduais e para equilibrar a economia local.

Dos estados da região Amazônica, somente o Pará e o Amapá concederam reajuste aos servidores estaduais até o momento. Segundo a assessoria de comunicação do governo de Roraima, haverá reajuste aos servidores a partir de maio, data-base do funcionalismo daquele estado, mas sem percentual definido até o momento.

Durante a divulgação da data-base, Camilo Capiberibe expôs aos 18 representantes de sindicatos presentes no Palácio do Setentrião, durante o anúncio do reajuste, que o aumento deste ano acontece em cenário econômico global cheio de incertezas, o qual reflete diretamente na vida econômica do Estado.

O governador Camilo foi enfático ao afirmar que o governo não deverá sentar-se à mesa para renegociar reajuste diferenciado às categorias. “É preciso entender o contexto econômico que passamos atualmente. Não temos condições, neste momento de crise, de abrir a mesa de renegociação, uma vez que não temos condições de oferecer outras vantagens e benefícios. Mas reafirmei que toda negociação feita em 2012 está garantida”, ressalta.

Para justificar o percentual deste ano, o GEA apresentou planilhas que comprovam as dificuldades econômicas que o Amapá enfrenta em função da crise nacional, explicado pelo secretário Juliano Del Castilo, do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan).

“As perdas que tivemos no repasse do Fundo de Participação dos Estados e a estagnação do crescimento da arrecadação própria, pelo ICMS, impedem que o governo ofereça, neste momento, um percentual maior. O baixo crescimento da economia brasileira e a alta da inflação são fatores que temos de levar em conta”, diz Del Castilo.

Equilibrando  a economia

Desde e 2011, nenhuma categoria teve perda inflacionária. Camilo Capiberibe estima que cerca de 70% dos servidores públicos tiveram ganho real desde o início de sua gestão. “Para se ter ideia, com esse reajuste linear da data-base deste ano, são 18,13% de aumento concedido para o servidor estadual, em dois anos e três meses de governo”, calcula.

Para o governador, o reajuste em 2013 garante o compromisso que o GEA tem com o funcionalismo e de amenizar os reflexos negativos da economia no Estado. “O servidor tem o salário dele garantido, mas o terceirizado, não; o trabalhador do comércio não tem. O trabalhador da construção civil também não. Portanto, temos de equilibrar nossa economia. Eu reconheço a importância de conceder esse reajuste, mas, por outro lado, é preciso continuar investindo pra ter recurso pra pagar o servidor terceirizado”, explica o governador.
_
GEA é um dos poucos Estados que concederam reajuste aos servidores GEA é um dos poucos Estados que concederam reajuste aos servidores Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quarta-feira, abril 24, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD