Header AD

Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais

MPF/AP instaura inquérito para apurar danos ambientais ao Rio Amazonas provocados por desmoronamento de píer

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a dimensão dos danos ambientais e as causas do sinistro no píer da empresa Anglo American, em Santana. O ICP foi instaurado nesta segunda-feira, 1º de abril.

O Rio Amazonas, atingido pelo evento, é de domínio da União, razão pela qual o MPF/AP tomou a medida. Por meio do inquérito, a instituição vai requisitar informações, possíveis imagens e documentos à empresa e aos órgãos de meio ambiente e fiscalização. A investigação, no âmbito cível, pretende buscar explicações para o ocorrido.

"O rio está sofrendo danos. Nós queremos saber a extensão desses danos e que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema", enfatiza o procurador da República Antônio Carlos Marques Cardoso – responsável por assuntos relacionados ao meio ambiente e patrimônio cultural.

Desmoronamento - Na última quinta-feira, 28 de março, por volta da meia noite, parte do terreno onde fica o píer flutuante da empresa desmoronou. Em nota, a Anglo American informou que veículos e equipamentos em operação foram tragados pelo rio.

Seis homens desapareceram. No sábado, o Corpo de Bombeiros resgatou três corpos. As buscas pelos demais desaparecidos continuam. As investigações neste sentido estão a cargo das autoridades estaduais.

AsCom/MPF
_
Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, abril 02, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD