Header AD

Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais

MPF/AP instaura inquérito para apurar danos ambientais ao Rio Amazonas provocados por desmoronamento de píer

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a dimensão dos danos ambientais e as causas do sinistro no píer da empresa Anglo American, em Santana. O ICP foi instaurado nesta segunda-feira, 1º de abril.

O Rio Amazonas, atingido pelo evento, é de domínio da União, razão pela qual o MPF/AP tomou a medida. Por meio do inquérito, a instituição vai requisitar informações, possíveis imagens e documentos à empresa e aos órgãos de meio ambiente e fiscalização. A investigação, no âmbito cível, pretende buscar explicações para o ocorrido.

"O rio está sofrendo danos. Nós queremos saber a extensão desses danos e que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema", enfatiza o procurador da República Antônio Carlos Marques Cardoso – responsável por assuntos relacionados ao meio ambiente e patrimônio cultural.

Desmoronamento - Na última quinta-feira, 28 de março, por volta da meia noite, parte do terreno onde fica o píer flutuante da empresa desmoronou. Em nota, a Anglo American informou que veículos e equipamentos em operação foram tragados pelo rio.

Seis homens desapareceram. No sábado, o Corpo de Bombeiros resgatou três corpos. As buscas pelos demais desaparecidos continuam. As investigações neste sentido estão a cargo das autoridades estaduais.

AsCom/MPF
_
Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais Acidente no Porto da Anglo: MPF apura possíveis danos ambientais Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, abril 02, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário




SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD