Header AD

UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano

Nota da UNE sobre a morte do Presidente Hugo Cháves

Entidade espera que a juventude aprofunde o processo democrático e de transformação da sociedade da Venezuela

A UNE, UBES e ANPG se solidarizam com o povo venezuelano na despedida ao seu presidente da República, Hugo Chávez, que fazia tratamento contra um câncer e faleceu em decorrência de complicações nessa terça-feira, 5 de março.

Hugo Chávez sempre mostrou respeito e valorização à organização da juventude em todo o continente.

A UNE se encontrou com o presidente venezuelano em algumas oportunidades, desde que ganhou a eleição em seu país, em 1998, e deu início a um processo de mudança política e integração da América Latina.

Chávez e os estudantes brasileiros tiveram um primeiro encontro em 2004, durante o 16º Festival Mundial da Juventude, realizado em Caracas. Neste mesmo ano, o presidente venezuelano visitou o Brasil e fez questão de participar de um debate promovido pela UNE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A UNE admira a coragem com que o Chávez enfrentou a questão da educação e da pobreza em seu país. Os “círculos bolivarianos”, as “Missões Robinson” e outros programas inclusivos revolucionaram a Venezuela que se tornou, em 2005, país livre do analfabetismo, reconhecido pela Unesco.

A relação da UNE com os estudantes venezuelanos e suas organizações é de total diálogo, colaboração e parceria. Em diversas ocasiões, jovens venezuelanos participaram de encontros organizados pelo movimento estudantil brasileiro, com trocas de experiências e conhecimento.

Nesse momento, a UNE, UBES e ANPG esperam que a juventude do país possa garantir avanços, evitar retrocessos e tentativas de golpe, fortalecendo e aprofundando o processo democrático e de transformação da sociedade venezuelana.

União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG
5 de março de 2013
Postado por Osias Lim

UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, março 07, 2013 Rating: 5



SE O LEITOR TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é espaço dedicado ao jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se não tem conta no PayPal, não é necessidade se inscrever para doar ou assinar, basta apenas usar o cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD