Header AD

UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano

Nota da UNE sobre a morte do Presidente Hugo Cháves

Entidade espera que a juventude aprofunde o processo democrático e de transformação da sociedade da Venezuela

A UNE, UBES e ANPG se solidarizam com o povo venezuelano na despedida ao seu presidente da República, Hugo Chávez, que fazia tratamento contra um câncer e faleceu em decorrência de complicações nessa terça-feira, 5 de março.

Hugo Chávez sempre mostrou respeito e valorização à organização da juventude em todo o continente.

A UNE se encontrou com o presidente venezuelano em algumas oportunidades, desde que ganhou a eleição em seu país, em 1998, e deu início a um processo de mudança política e integração da América Latina.

Chávez e os estudantes brasileiros tiveram um primeiro encontro em 2004, durante o 16º Festival Mundial da Juventude, realizado em Caracas. Neste mesmo ano, o presidente venezuelano visitou o Brasil e fez questão de participar de um debate promovido pela UNE na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A UNE admira a coragem com que o Chávez enfrentou a questão da educação e da pobreza em seu país. Os “círculos bolivarianos”, as “Missões Robinson” e outros programas inclusivos revolucionaram a Venezuela que se tornou, em 2005, país livre do analfabetismo, reconhecido pela Unesco.

A relação da UNE com os estudantes venezuelanos e suas organizações é de total diálogo, colaboração e parceria. Em diversas ocasiões, jovens venezuelanos participaram de encontros organizados pelo movimento estudantil brasileiro, com trocas de experiências e conhecimento.

Nesse momento, a UNE, UBES e ANPG esperam que a juventude do país possa garantir avanços, evitar retrocessos e tentativas de golpe, fortalecendo e aprofundando o processo democrático e de transformação da sociedade venezuelana.

União Nacional dos Estudantes – UNE
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
Associação Nacional dos Pós-graduandos – ANPG
5 de março de 2013
Postado por Osias Lim

UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano UNE emite nota e se solidariza com povo Venezuelano Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on quinta-feira, março 07, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD