Header AD

Operação Comendadores: Procuradores e advogado teriam lesado o Estado em 40 milhões

ESQUEMA MONTADO POR PROCURADORES E ADVOGADO LESOU O CAIXA ESCOLAR EM CERCA DE 40 MILHÕES

Todos estão presos

por Hélio Nogueira

Os procuradores Orilan de Souza Lima e André Carvalho tiveram a prisão preventiva decretada pela justiça na tarde de hoje. Junto com eles o advogado Jean Dias também teve a prisão decretada sob a acusação de lesarem os cofres do Estado em cerca de 40 milhões. Os três montaram um esquema onde o Estado se via obrigado a pagar indenização de insalubridade a merendeiras e serventes do Caixa Escolar, mesmo sem terem direito de receber esse benefício. Mesmo assim, os procuradores Orislan de Sousa Lima e André de Carvalho Lobato encontraram mecanismos, embora ilegais, para pagar as indenizações. O ato ilegal era feito sem a anuência do procurador geral e do governador do Estado. O resultado é que as indenizações foram pagas sequestrando os recursos do Caixa Escolar, cujos funcionários recebem através da Unidade Descentralizada de Execução da Educação (UDE). 
O débito havia sido parcelado em valores que chegavam a R$600 mil por mês, desde março do ano passado, em um total de cerca de R$6 milhões. O advogado Jean Dias foi preso porque representava diante da Justiça do Trabalho os interesses de cerca de 90% dos serventes e merendeiras beneficiados com o ilícito, levando parte desse valor como honorários advocatícios. Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes contra a Fazenda, Leandro Leite, as investigações duraram seis meses. Nesse período, o delegado constatou que houve fraude nos caixas escolares e por isso resolveu pedir a prisão preventiva dos procuradores e advogado. 
_
Operação Comendadores: Procuradores e advogado teriam lesado o Estado em 40 milhões Operação Comendadores: Procuradores e advogado teriam lesado o Estado em 40 milhões Reviewed by Nezimar Borges/ Ana Maria Marat on terça-feira, março 26, 2013 Rating: 5

SE VOCÊ TEM ALGUMA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR, ENVIE PARA O WHATSAPP (96)98135-3197.


O Diário do Meio do Mundo é um site de jornalismo independente. Contribua para mantê-lo online. Obrigado! Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para doar ou assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Para quem prefere fazer depósito em conta: Banco do Brasil; Agência: 2825-8; CC: 219.880-0.


Post AD